Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Avaliação de História – 3º Bimestre

Nome completo =___________________4º Ano - BJA____/____/_____
I - Relacione a imagem com o texto, de forma a completar a informação:

(A)
(      ) Luta disfarçada de dança, estratégia dos escravos para treinar lutas contra os patrões e organizar grupos para fugas.
(B)
(      ) Moradia aonde viviam os Senhores de Engenho e sua família. Casa espaçosa, confortável, requintada, com muitos cômodos, boa iluminação e ventilação.
(C)
(      ) Galpões escuros, úmidos e sujos com poucas portas e janelas, onde os escravos ficavam acorrentados durante a noite para evitar fugas. As condições de higiene eram péssimas, pois, os escravos eram obrigados a fazer suas necessidades fisiológicas ali mesmo, já que ficavam acorrentados.
(D)
(     ) Cansados de sofrer castigos e privações, os escravos uniam-se em grupos e fugiam, íam para as florestas, formando os quilombos, aonde podiam viver com liberdade. Escondidos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua, suas festas e lutas e exercer seus rituais religiosos.  
(E)
(     ) Eram constantemente castigados, o açoite era a punição comum no Brasil Colônia. O açoite era um chicote feito de cinco tiras de couro retorcido. Havia ainda outras ferramentas de tortura como: tronco aonde amarravam os escravos e instrumentos de ferro como correntes, algemas e cadeados.
(F)
(     ) Depois de cortada, a cana era carregada até a moenda, onde era esmaga­da. A moenda podia ser movida por força humana, era composta de gros­sos rolos de madeira, que giravam esmagando a cana e produzindo o caldo que era levado para a caldeira e transformado em açúcar.


II - Faça a leitura do mapa: “Viagem de Cabral ao Brasil e Calecute, 1500” e responda as questões 1 e 2. Não se esqueça de observar a legenda
        a) Qual a rota(lugares) da ida de Cabral e sua esquadra?
_______________________________________________________________________________________
       b)  Qual a rota(lugares) da volta de Cabral e sua esquadra?
_______________________________________________________________________________________
III- Relacione de acordo com os nomes do Brasil:
( A ) Terra de Santa Cruz
(     ) Primeiro nome
( B ) Brasil
(     ) Segundo nome
( C ) Monte Pascoal
(     ) Terceiro nome
( D ) Ilha de Vera Cruz
(     ) Nome atual

IV – Complete a cruzadinha respondendo as questões horizontais e verticais:
Horizontais
1) O nome do continente de onde vieram os escravos para o Brasil é...
2) O nome do navio que trazia os escravos é...
3) Os escravos vinham em uma parte do navio que se chama...
4) Quando chegavam ao Brasil os escravos eram expostos como mercadorias no ...
Verticais
1) O nome do país que colonizou o Brasil é...
2) Os escravos que morriam na viagem eram jogados ao...
3) O meio de transporte utilizado na época do descobrimento era o...










Boa Prova! Boa Nota!

Profª Coraci Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!