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“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Planejamento Diversidade Cultural: trava-línguas

Tema: Folclore/Ludicidade/Interdisciplinaridade
Conteúdo: trava-línguas
Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Artes, Geografia
Tempo estimado: 16 horas/aula
ü  Apresentação:
Em sua origem inglesa, informa o dicionário Houaiss, a palavra folclore significa o ato de ensinar (lore) um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas do povo (folk) preservados pela tradição oral. 
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo! É sua tradição, apreendida com/no convívio social e com familiares e é passado de geração para geração. Às vezes mudado ou adaptado pela coletividade, porém, sempre respeitado e preservando sua originalidade.
O folclore brasileiro surgiu através da mistura das etnias de índios, negros e brancos, desde a colonização do Brasil.
A mistura desses costumes, crenças e lendas de diferentes povos deu origem a nossa rica e bela cultura brasileira, formando nossa identidade cultural.
São manifestações folclóricas: os alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, trava-línguas, provérbios, adivinhações, apelidos, artesanato, cantigas de roda, etc.
ü  Justificativa:
Após corrigir atividades de ditados e redação realizadas pela turma do 4º ano, notei que a maioria deles não sabia fazer a convencional separação (segmentação) entre palavras no texto. Havia as duas dúvidas, comuns a esta etapa escolar hipossegmentação e hipersegmentação. Escreviam tudo junto ou separavam o que não deviam.
Então, resolvi utilizar o plano que já estava em foco, que era a ludicidade na prática pedagógica, para enfatizar está dificuldade de escrita.
Ø  Objetivo Geral: Melhorar leitura e a escrita de forma lúdica
Ø  Objetivos específicos:
ü  Aprender que trava-língua é uma manifestação folclórica.
ü  Desenvolver a habilidade oral e a capacidade para pesquisar.
ü  Estabelecer relação entre o falado e o escrito
ü  Fazer uso correto da pontuação
Ø  Sequência didática
1.     Quem sabe um trava-língua? (Conhecimento Prévio)
2.     Apresentação pela professora, de trava-línguas;
3.     Escrita, pela professora, de alguns trava-línguas na lousa, sem separação entre palavras;
4.     Exercícios em duplas, da reescrita do trava-língua;
5.     Atividades de palavras recortadas, de trava-língua, para serem reorganizados;
6.     Para fazer cartaz: formação de duplas para leitura, escolha e fala de um trava-língua;
7.     Escrita do trava língua no caderno;
8.     Explicação de como fazer cartaz. Estética: escrever com lápis preto e borracha e somente após a correção passar o pincel, margem desenhada. Escrita: uso de letras maiúsculas e pontuação, tamanho da letra, distância entre palavras, separação de sílabas;
9.     Produção dos cartazes
10. Apresentação para a turma dos trava línguas
11. Publicação dos cartazes nos corredores da escola e de fotos e vídeos no blog da turma
ü  Metodologia
Ø  Exibir vídeos sobre o folclore
Ø  Oferecer palavras para a turma manusear e formar frases;
Ø  Escolher um trava-língua conhecido dos alunos e apresentá-lo hipossegmentado
Ø  Promover pesquisa do folclore da região Centro-Oeste;
Ø  Fornecer variedade de trava-língua para os alunos pesquisar;
Ø  Solicitar que escolham um e o escreva no caderno
Ø  Filmar a roda de trava-língua(cada aluno falando seu trava língua escolhido)
Ø  Formar grupos para redigir e expor cartazes
Ø   Levar os alunos no laboratório para digitação e publicação dos trava-línguas no blog: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com
Ex. de hipossegmentação 
Seopapapapassepapa,seopapapapassepão,seopapatudopapasse,seriaumpapapapão.
OlhaosapodentrodosacoOsacocomosapodentro.Osapobatendopapo.Eopaposoltandoveno

Ø  Conteúdos complementares
1.     Segmentação das palavras (hipo e hipersegmentação) – apresentação de trava línguas memorizado pelos alunos sem espaço entre palavras. Questionamentos: como separá-las? Quantas palavras encontraram?
2.     Alunos em duplas para remontar os trava-línguas, percebendo a segmentação entre as palavras na escrita.                                
3.     Artes: margem decorada e caprichada
4.     Oralidade e dicção
Ø  Avaliação
Observar tanto a participação em grupo quanto a individual. Considerando a integração, a relação aluno/aluno, a escrita, a produção do cartaz e o envolvimento nas demais atividades




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