Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

quarta-feira, 22 de junho de 2016

PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO - 2016

BOM JESUS DO ARAGUAIA – MT

Direção: Ozilda Ribeiro
Coordenação:
Joelma G. de Souza,
Mª José Moreira
Joselene Santos
    Profª: Coraci Machado
ESCOLA ESTADUAL PROF. GERSON CARLOS DA SILVA
Rua J Ribeiro – Centro – Fone: (66) 3538-1250





PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016

“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma”.
Bertold Brecht                 


 PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
1º Bimestre
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
OBJETIVOS GERAIS
Ø  Provocar o surgimento de alunos leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita e interpretação,
Ø  Adequar o discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
Ø  Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
Ø  Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
Ø  Utilizar a Língua Portuguesa para compreender e produzir, em contextos públicos e privados, mensagens orais e escritas, atendendo a diferentes intenções e contextos de comunicação.
CONTEÚDOS  
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

LEITURA
Ø  Informativa
Ø  Poética
Ø  Narrativa
Ø  Descritiva
Ø Jornalística

GRAMÁTICA e ORTOGRAFIA

Ø  Alfabeto maiúsculo e minúsculo
Ø  Ordem alfabética
Ø  Uso de letras maiúsculas.
Ø  Ortografia - s/c/ss/x/sc.
Ø  Acento agudo e circunflexo.
Ø  M (antes de P e B)
Ø  Masculino e feminino. Plural/Singular. Uso dos dois pontos, parágrafo e travessão.

PRODUÇÃO ORAL

Ø  Reprodução oral de textos a partir de histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø  Reprodução oral de histórias através de desenhos.
Ø  Reprodução oral de histórias ou textos literários e da cultura popular.

PRODUÇÃO ESCRITA(manuscritas e digitadas)

Ø  Textos narrativos
Ø  Textos descritivos.
Ø  Textos informativos e instrucionais
Ø  Gênero da notícia: relação entre o corpo da noticia e elementos complementares (fotos, gráficos, tabelas); reconhecimento da relação causa/(consequência dos fatos).
Ø  Gênero Entrevista: texto de abertura; informações; recursos empregados para assinalar a transição das falas e aos sinais de pontuação. Linguagem formal e informal.  
Ø  Identificação nos textos escritos: utilização adequada dos recursos de textuais, sinais de pontuação e escrita correta das palavras.  Revisão e reescrita do texto observando o desenvolvimento do tema.
Ø  Organizar palavras sob o critério da ordem do alfabeto. Diferenciar fonema e letra. Reconhecer que o número de letra pode ser diferente do número de fonemas
Ø  Escrever palavras ditadas, escrever pequenos textos de memória (parlendas, advinhações, etc.), Reescrever um texto a partir do original. Localizar e marcar no texto informações solicitadas
Ø  Lê e compreender (interpretar) textos desconhecidos, adequados à etapa.
Ø  Reestruturação de texto do aluno (manuscrito) e de texto impresso (digitação do aluno)
Ø  Interpretação e compreensão de textos
Ø  Sequência lógica de ideias

                           
PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
2º Bimestre
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

LEITURA

Ø  Instrucional
Ø  Literária/Poemas
Ø  Correspondência
Ø  Contos,
Ø  Tirinhas
Ø  Fábulas,
Ø  Propagandas
Ø  Jornalísticas
Ø  Narrativa
Ø  Descritiva

GRAMÁTICA e ORTOGRAFIA

Ø  Substantivos: Gênero, Número e Grau 
Ø  Sinônimo e Antônimo
Ø  Uso mal/mau
Ø  Ortografia j/g, r/rr, s/ss
Ø  Dígrafos
Ø  Encontro consonantal
Ø  Masculino e feminino. Plural/Singular. Uso dos dois pontos, parágrafo e travessão.

PRODUÇÃO ORAL

Ø  Reprodução oral de textos a partir de histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø  Reprodução oral de histórias através de desenhos.
Ø  Reprodução oral de histórias ou textos literários e da cultura popular.

PRODUÇÃO ESCRITA(manuscritas e digitadas)

Ø  Textos narrativos
Ø  Textos descritivos.
Ø  Textos informativos e instrucionais
Ø  Regras de jogo, bula de remédio, instruções e prescrições, descrição de ações.
Ø  Uso de sequências descritivas; discurso expositivo,
Ø  Gênero verbete de dicionário e glossário.
Ø  Gênero poema: efeitos sonoros obtidos por meio de rimas, pontuação, disposição gráfica, linguagem figurada.
Ø  Substantivos: Flexão de gênero (masculino/feminino), de número (singular/plural). Uso dos sinais de pontuação
Ø  Identificação dos recursos utilizados pelos autores: descrição; uso da primeira pessoa; palavras e expressões utilizadas para remeter ao passado: naqueles tempos, até aquela época... evidências de sentimento e emoções; Narrativos ficcionais (resgates de contos e fábulas): tempo/espaço; narrador, foco narrativo, enredo, ordenação temporal e caracterização dos personagens. Diálogo entre os textos (intertextualidade).
Ø  Propaganda: logotipo e slogan; recursos linguísticos próprios do texto publicitário: o emprego dos tempos verbais, os tipos de frases. Recursos gráficos, tais como: ilustrações, fotos, cores, tamanho das fontes.
Ø  Lê e compreender (interpretar) textos desconhecidos, adequados à etapa. Argumentos para convencer o leitor
Ø  Reestruturação de texto do aluno (manuscrito) e de texto impresso (digitação do aluno).Sequência lógica de ideias
Ø  Recursos do sistema de pontuação: ponto final, exclamação, interrogação e vírgula nas enumerações. O atendimento a forma ortográfica das palavras
Ø  Reconhecimento do significado contextual e do papel complementar de não linguísticos que conferem significação aos textos (gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação)
Ø  Reconhecer a formação de vocábulos através da união de duas consoantes. Diferenciar corretamente os dígrafos em relação  aos encontros consonantais.
                           PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
3º Bimestre
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

LEITURA
Ø  Epistolares (bilhetes, carta e convite)
Ø  Tirinhas
Ø  Literário (prosa e verso, conto e poema)
Ø  Cientifico
Ø  Jornalístico
Ø  Instrucional
Ø  Fábulas,
Ø  Propagandas
Ø  Jornalísticas
Ø  Narrativa; Descritiva

GRAMÁTICA e ORTOGRAFIA

Ø  Uso do mas/mais
Ø  Ortografia l/u, s/z, x/ss
Ø  Separação e classificação de sílabas
Ø  Classificação das palavras quanto a acentuação tônica
Ø  Classificação dos substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo;
Ø  Ordem alfabética
Ø  Uso do dicionário 
Ø  Encontros vocálicos
Ø   Acentuação, Hífen, Pontuação
Ø  Tipos de Frases

PRODUÇÃO ORAL

Ø  Reprodução oral de textos a partir de histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø  Reprodução oral de histórias através de desenhos.
Ø  Reprodução oral de histórias ou textos literários e da cultura popular.

PRODUÇÃO ESCRITA (manuscritas e digitadas)

Ø  Textos narrativos
Ø  Textos descritivos.
Ø  Textos informativos e instrucionais
Ø  Relatar experiências vividas,
Ø  Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
Ø  Defender suas ideias com argumentação,
Ø  Criticar conteúdos tratados em textos lidos.
Ø  Prática de leitura
Ø  Leitura compartilhada diária,
Ø  Roda de leitores
Ø  Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
Ø  Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
Ø  Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
Ø  Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
Ø  Identificar afirmações explícitas e implícitas no texto
Ø  Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
Ø  Atender informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
Ø  Apreciar textos literários;
Ø  Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
Ø  Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
Ø  Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
Ø  Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
Ø  Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
Ø  Usar a acentuação correta;
Ø  Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
Ø  Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
                    PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
4º bimestre
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

LEITURA
Ø  Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
Ø  Leitura, produção e interpretação.
Ø  Estrutura do texto: paragrafação, Pontuação, Acentuação
Ø  Textos informativos
Ø  Fábulas,
Ø  Propagandas
Ø  Jornalísticas
Ø  Narrativa
Ø  Descritiva

GRAMÁTICA e ORTOGRAFIA

Ø  g/j, s/z, sons do x, am/ ao
Ø  Adjetivos: Pátrios e locução adjetiva.
Ø  uso dos porquês:pergunta e resposta
Ø  Sob/sobre, atrás/traz, a/há, Isar/izar.
Ø  Uso do c e ç
Ø  Emprego do ss ou ç
Ø  O emprego do x e do ch
Ø  gue, gui, ce, ci, se, si, que, qui, ã, ão, am/an
Ø  Palavras com lh e li
Ø  Palavras com e, i, ei, o, o e ou
Ø  Uso do há e a
Ø  Uso de tem e têm (verbo ter)

PRODUÇÃO ORAL

Ø  Reprodução oral de textos a partir de histórias ouvidas ou vivenciadas,
Ø  Reprodução oral de histórias através de desenhos.
Ø  Reprodução oral de histórias ou textos literários e da cultura popular.

PRODUÇÃO ESCRITA (manuscritas e digitadas)

Ø  Textos narrativos
Ø  Textos descritivos.
Ø  Textos informativos e instrucionais
Ø  Histórias em quadrinhos
Ø  Ler com ritmo e entonação correta;
Ø  Explicitar o assunto do texto;
Ø  Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos
prévios;
Ø  Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível da
linguagem em uso: formal/informal.
Ø  Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
Ø  Levantar as ideias principais do texto para organizá-las em sequência lógica;
Ø  Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc,
Ø  Conhecer e identificar as variações da Língua portuguesa.
Ø  Discussões das ideias; Leitura silenciosa do texto;
Ø  Inferência sobre as ideias; argumentação de opiniões;
Ø  Localização da informação no texto; identificação do narrado do texto;
Ø  Identificação de aspectos referentes ao início da história, ao problema a ser resolvidos e sua solução;
Ø  Distinção entre texto narrativo e o informativo; 
Ø  Resposta a questões opinativas;
Ø  Criação de títulos para as histórias;
Ø  Leitura dramatizada do texto;
Ø  Compreensão da importância da escolha do título da história;
Ø  Escrita do significado de algumas expressões;
Ø  Leitura silenciosa do texto e das imagens;
Ø  Antecipação do final da história;
Ø  Leitura em voz alta da argumentação criada;
Ø  Explicação do significado de palavras de uso coloquial;
Ø  Grafar as palavras corretamente;
Ø  Diferenciar letras que representam o mesmo som;
Ø  Cruzadinhas, caça-palavras, poemas, ditados; acrósticos;
                    PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  1º Bimestre
DISCIPLINA: Matemática
OBJETIVOS GERAIS 
Ø  Desenvolver raciocínio lógico;
Ø  Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento das 4 operações;
Ø  Construir tabuada de multiplicação, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias e inversas;
Ø  Identificar a adição e subtração nos problemas matemáticos; 
Ø  Ler e interpretar tabelas na resolução de problemas matemáticos;
Ø  Conhecer a unidade monetária brasileira, resolvendo situações problemas;
Ø  Identificar a multiplicação e divisão nos problemas matemáticos;
Ø  Ter domínio de cálculos utilizando as 4 operações fundamentais e as ordens e classes dos numerais;
Ø  Compreender as frações como parte da divisão;
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Problemas matemáticos com S.M.B,
Ø  Classes e ordens, composição e decomposição, valor absoluto e relativo.
Ø   Sequência Numérica;
Ø  Dobro e Triplo, quádruplo, quíntuplo;
Ø  Expressões numéricas c/ adição e subtração;
Ø  Problemas com adição e subtração;
Ø  Adição com 3 parcelas;
Ø  Tabelas;
Ø  Algarismos romanos;
Ø  Tabuada de multiplicar;
Ø  Subtração com reserva;  
Ø  Cálculo Mental;
Ø  Multiplicação e divisão com 1 algarismo;
Ø  Expressões numéricas c/ as 4 operações e parênteses;
Ø  Leitura, escrita e representação de números;
Ø  Sucessor e antecessor;
Ø  Medidas de tempo;

Ø  Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
Ø  Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
Ø  Utilizar conhecimentos relacionados aos numerais, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
Ø  Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.
Ø  Conhecer a História do SND.
Ø  Usar de material dourado, ábaco, quadro lugar-valor.
Ø  Cartazes
Ø  Resolver situações problemas (as listas de compras, pesquisa no comercio, tabelas)
Ø  Realizar atividades de representação, leitura e escrita de números romanos e arábicos.
Ø  Cumprir recortes, colagens e elaboração de tabelas e gráficos
Ø  Construir Tabuada lógica em grupos;
Ø  Solucionar problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos.
Ø  Calcular expressões numéricas c/ adição e subtração
Ø  Calcular expressões numéricas que envolvam as quatro operações.
                        PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  2º Bimestre
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  
Ø  Valor posicional de um número natural nas ordens: unidades, dezenas e centenas, milhar;
Ø  Ordenação: numerais ordinais
Ø  Medidas de tempo (leitura de horas no relógio analógico e cálculos)
Ø  Classes e ordens, composição e decomposição, leitura.
Ø  Problemas envolvendo 4 operações
Ø  Figuras planas (quadrado, círculo, triângulo, retângulo e esfera).
Ø  Classe e Ordem
Ø  Composição e decomposição
Ø  Ordem crescente e decrescente
Ø  Sucessor e antecessor
Ø  Situações problemas 
Ø  Multiplicação e divisão com 2 algarismo
Ø  Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
Ø  Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas
Ø  Tratamento de informação: leitura e interpretação de tabelas
Ø  Sistema de numeração decimal e fracionário.
Ø  Resolução de problemas com ideia das quatro operações com números naturais.
Ø  Elaborar situação-problema.
Ø  Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
Ø  Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
Ø  Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
Ø  Armar e efetuar as quatro operações básicas;
Ø  Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
Ø  Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
Ø  Identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
Ø  Construir e interpretar tabelas e gráficos;
Ø  Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.
Ø  Valor posicional de um número natural nas ordens: unidades, dezenas e centenas, milhares, milhões, bilhões
Ø  Ordenação: numerais ordinais
Ø  Medidas de tempo (leitura de horas no relógio analógico e cálculos)
Ø  Classes e ordens, composição e decomposição, leitura.
Ø  Multiplicação com 10, 100 e 1000
Ø  Leitura, escrita e representação dos numerais; 
Ø  Atividades com Figuras planas (quadrado, círculo, triângulo, retângulo e esfera).
Ø  Atividades de pesquisa e escrita de gráficos



                     PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  3º Bimestre
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  
Ø  Multiplicação e divisão com 3 algarismos
Ø  Situações problemas com as quatro operações 
Ø  Situações problemas com frações 
Ø  Frações de um número, fração de um todo
Ø  Sistema monetário – em situações problemas
Ø  Grandezas e medidas: medidas de massa:
Ø  Múltiplos e submúltiplos e situações problemas
Ø  Espaço e forma: Poliedros
Tratamento de informação: gráficos
Ø  Resolução de situação-problema envolvendo medidas.
Ø   Medida de comprimento.

Ø  Identificar a noção de porcentagem e estabelecer relações entre porcentagens e frações;
Ø   Relacionar operações e suas inversas (adição/subtração e multiplicação/divisão)
Ø  Empregar as diferentes unidades padronizadas de medida de massa.
Ø  Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não. 
Ø  Identificar a unidade de massa mais adequada para o que se quer medir.
Ø  Identificar o metro como a unidade fundamental das medidas de comprimento.
Ø  Reconhecer nas situações-problema as unidades de medida de massa (quilograma, grama e miligrama) e de tempo (hora, minutos e segundo)
Ø  Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.




                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  4º Bimestre
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  
Ø  Conhecer os termos da fração (numerador e denominador); Divisores e múltiplos de um número.
Ø  Representação e equivalência de frações. Resolução de situação - problema envolvendo frações.
Ø  Transformação de frações.
Ø  Elaboração de situação-problema.
Ø  Relação entre fração e decimal;
Ø  Porcentagem: conceito, leitura e escrita;
Ø  Cálculo de perímetro
Ø  Rever! Grandezas e medidas: medidas de tempo (hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
Ø  Cálculo do m.m.c
Ø  Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas

Ø  Reconhecer o metro quadrado (m2) como unidade fundamental das medidas de superfície.
Ø  Realizar atividades envolvendo a relação entre as medidas
Ø  Identificar a noção de porcentagem e estabelecer relações entre porcentagens e frações;
Ø  Relacionar operações e suas inversas (adição/subtração e multiplicação/divisão)
Ø  Resolução de problemas com medidas
Ø  Associar sólidos ao seu molde
Ø  Planificação de poliedros
Ø  Uso da fita métrica e régua (medição do espaço e material escolar)
Ø  Encontrar o mínimo múltiplo comum e calcular frações







                     PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  1º Bimestre
DISCIPLINA: História
OBJETIVOS GERIAS  
Ø  Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
Ø  Enfatizar as relações políticas, econômicas, socioculturais e artísticas presentes na sociedade brasileira ao longo do tempo;
Ø  Proporcionar aos alunos estudos de suas origens, as transformações ocorridas no Brasil ao longo dos séculos, para conhecer e compreender a atualidade;
Ø  Perceber e compreender como as relações entre os homens constroem a história:
Ø  Compreender que a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro;
Ø  Entender as relações entre o ser humano ao longo dos tempos.
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Descobrimento – primeiros habitantes;
Ø  A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos.
Ø  Brasil Colonial e a exploração do pau-brasil; 
Ø  Brasil colonial aos dias de hoje;
Ø  Colonização e Povoamento de Mato Grosso
Ø  A importância da biografia e da narrativa histórica;
Ø   O tempo e a História (árvore genealógica); décadas, séculos, milênios;
Ø  Datas Comemorativas e cívicas;
Ø  O encontro de culturas; Invasões estrangeiras;
Ø  Reconhecer os povos indígenas como os primeiros povoadores da América;
Ø   Reconhecer a importância dos índios, negros e europeus na formação cultural e étnica brasileira;
Ø  Saber e valorizar sua identidade e origem na história;
Ø  Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
Ø  Conhecer a os fatos históricos do estado
Ø  Comparar a estrutura familiar com as diversas organizações existentes na coletividade atual.
Ø  Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes
Ø  Entender as relações comerciais do Brasil Colonial


                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
   2º Bimestre
DISCIPLINA: História
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Colonização e a administração colonial;
Ø  Mineração;
Ø  Explorando as riquezas da terra – A produção de açúcar;
Ø  O trabalho no engenho
Ø  A colonização do interior – O gado
Ø  Governo-Geral; A primeira capital;  
Ø  Escravidão no Brasil;
Ø  Café;
Ø  Capitanias hereditárias;
Ø  Representação cartográfica
Ø  Questão agrária e distribuição de renda
Ø  Conflitos entre os povos no Brasil

Ø  Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais;
Ø  Identificar o cotidiano dos escravos africanos nos engenhos, nas minas de ouro e diamante, na cafeicultura;
Ø  Identificar os interesses do sistema de capitanias hereditárias aplicado no Brasil;
Ø  Compreender as formas de resistência à escravidão, a formação de quilombos, o movimento abolicionista, as lutas dos descendentes de africanos contra a discriminação e o preconceito na atualidade;
Ø  Relacionar os aspectos culturais do Brasil Colônia e relacionar a cultura do Brasil atual;
Ø  Reconhecer as estruturas administrativas e políticas das organizações sociais.
Ø  Identificar as relações de poder estabelecidas entre os diversos segmentos sociais.




                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  3º Bimestre
DISCIPLINA: História
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  O município de Bom Jesus do Araguaia: colonização, criação e emancipação;
Ø  Bom Jesus do Araguaia: povos, culturas, tradições;
Ø  Independência do Brasil
Ø  Brasil Monárquico- Império
Ø  Brasil República – Proclamação da República
Ø  Ditadura e democracia
Ø  Formas de Governo



Ø  Compreender a história bonjesuense  e os fatos históricos relacionando-os à percepção de permanência e transformações dos povos e do espaço;
Ø  Compreender o processo histórico pelo qual o Município passou, bem como a suas administrações políticas;
Ø  Conhecer e valorizar a história da cidade onde nasceu ou onde mora.
Ø  Perceber as festividades religiosas da localidade e da família como expressões da cultura local.
Ø  Perceber a diversidade cultural bonjesuense nas festas, folclore, tradições, comidas típicas, música... •
Ø  Reconhecer as diferentes atividades econômicas em Bom Jesus do Araguaia;
Ø  Compreender a transição do império para a república
Ø  Diferenciar Ditadura e Democracia;
Ø  Analisar as consequências das desigualdades econômicas para os diferentes povos;
Ø  Relacionar a independência do Brasil a sua economia e formação étnico social e cultural
Ø  Identificar as formas de governo: monarquia, presidencialismo e parlamentarismo;

                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  4º Bimestre
DISCIPLINA: História
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Os Três Poderes (executivo, Legislativo e Judiciário);
Ø  Governos: Federal, Estadual e Municipal;
Ø  Símbolos estaduais: Bandeira, Brasão de Armas e Hino.
Ø  O processo de independência –  De Portugal para a colônia; 
Ø  Um país monarquista – D. Pedro I
Ø  Fase da família real no Brasil – Consequências da escassez moradias
Ø  O longo reinado de D. Pedro II
Ø  O surgimento de centros urbanos; 
Ø  Brasil no final do século XX - Governos: Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva
Ø  O Brasil no século XXI: Governo Dilma Rousseff



Ø  Reconhecer  a divisão dos três poderes e sua função;
Ø  Identificar as Bandeiras: Municipal, Estadual e Nacional;
Ø  Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo sua formação no município, estado e país;
Ø  Compreender as esferas dos governos (Presidente da República, Governador e Prefeito);
Ø  Colaborar na relação com o outro;
Ø  Compreender a duração dos mandatos do executivo,
Ø  Entender que o voto é forma de transmissão de cargos na democracia;
Ø  Valorizar o debate e o respeito à diversidade de opiniões;
Ø  Desenvolver procedimentos de pesquisa, observação de mapas, fotos e ilustrações;
Ø  Interpretar fotos, textos, quadros, mapas, identificando as ideias principais;
Ø  Dominar a leitura e a escrita, para construir e contestar argumentações;
Ø  Sintetizar e interpretar dados, fatos e situações contextualizando-os à sociedade atual.

                        PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  1º Bimestre
DISCIPLINA: Geografia
OBJETIVOS GERAIS 
Ø  Reconhecer-se como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico.
Ø  Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção da diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
Ø  Reconhecer e compreender as consequências das transformações causadas pela ação do homem;
Ø  Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
Ø  Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância e orientação;
Ø  Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente respeitando e garantindo o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Ø  Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos, relacionando esses conhecimentos aos Biomas Brasileiros;
Ø  Compreender  e fazer leitura cartográfica relacionando: mundo, continentes, países, estados, municípios e comunidades
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Localização: Cartografia
Ø  O município de Bom Jesus do Araguaia: Relevo, Clima; Hidrografia; Vegetação;  Fauna e Flora
Ø  O município de Bom Jesus do Araguaia: O espaço urbano e o espaço rural, Cartografia, Símbolos Municipais;
Ø  Paisagens natural e humanizada;
Ø  A população e a cultura brasileiras;
Ø  Orientação no espaço - Os pontos Cardeais;
Ø  Localização geográfica: mapas e legendas; 
Ø  Aspectos naturais do Brasil;
Ø  Divisão política do Brasil: Estados, Capitais e UF
Ø  Litoral Brasileiro;
Ø  Divisão Regional do Brasil: Região Centro-Oeste e seus aspetos físicos e culturais;
Ø  Reconhecer e localizar o município no MT e Brasil
Ø  Identificar a Bandeira e o Brasão Municipal;
Ø  Reconhecer e valorizar a vegetação, o clima, o relevo e a hidrografia do Município;
Ø  Identificar paisagens naturais e modificadas
Ø  Localizar-se através dos Pontos Cardeais e saber utilizá-los em cartografia
Ø  Perceber  a diversidade da Região Centro-Oeste;  
Ø  Analisar a população urbana/rural;  
Ø  Respeito e valorização da diversidade étnico-cultural;
Ø  Localizar na região Centro-Oeste no Brasil e identificar seus aspetos culturais;
Ø  Localizar os Estados da Região Centro Oeste, suas Capitais e UFs.
                    PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  2º Bimestre
DISCIPLINA: Geografia
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Localização: Cartografia
Ø  Oceanos: Pacífico, Atlântico e Índico;
Ø  O potencial litorâneo para atividades turísticas; 
Ø  O Brasil na América do Sul; ·
Ø  Imigrantes e o povoamento do Brasil
Ø  Aspectos sócio econômicos do Brasil: população urbana, distribuição de renda
Ø  Divisão regional do Brasil e os critérios para regionalização;
Ø  Divisão regional do Brasil: Regiões: Norte; Nordeste Sudeste e Sul e seus aspetos físicos e culturais; 
Ø  Região Centro Oeste: Relevo, Clima; Hidrografia; Vegetação;  Fauna e Flora



Ø  Entender que o Brasil faz parte da América do Sul;
Ø  Valorizar a fauna, a flora, o solo e os recursos hídricos em nossa vida e dos demais seres vivos;
Ø  Ressaltar os perigos existentes no consumo desenfreado dos recursos naturais;
Ø  Perceberas atividades econômicas que podem ser desenvolvidas em áreas de campos.
Ø  Compreender e localizar os países da América do Sul
Ø  Conhecer a atual divisão política do território brasileiro.
Ø  Compreender por que o território brasileiro foi dividido;
Ø  Pesquisar para ter noção da distribuição de renda no Brasil;
Ø  Localizar e identificar as regiões do Brasil;
Ø  Conhecer os aspectos econômicos, sociais e culturais de cada região;
Ø  Caracterizar os principais elementos da paisagem amazônica a vegetação e a rede hidrográfica.
Ø  Reconhecer nas paisagens do Nordeste
Ø  Conhecer as características da região Sudeste do Brasil.
Ø  Reconhecer a forte influência da imigração europeia na Região Sul.


                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  3º Bimestre
DISCIPLINA: Geografia
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Localização: Cartografia
Ø  O mundo em que vivemos;
Ø  As Camadas da Terra
Ø  Origem do povo brasileiro (indígenas, africanos, europeus e asiáticos)
Ø  O planeta Terra;
Ø  Os continentes e suas características – América, África, Europa, Oceania, Ásia, Antártica;
Ø  A importância dos mares e dos oceanos;
Ø  Os Recursos Naturais: renováveis e não renováveis
Ø  Problemas ambientais e os desafios do desenvolvimento sustentável;
Ø  Relevo, Clima; Hidrografia; Vegetação;  Fauna e Flora brasileiros;
Ø  Compreender a localização geográfica;
Ø  Conhecer o vocabulário geográfico relacionado à cartografia;
Ø  Conhecer e classificar quais são as 3 principais camadas que envolvem o planeta;
Ø  Compreender a formação da população brasileira
Ø  Adotar atitudes ambientalmente corretas;
Ø  Valorizar e respeitar a diversidade de opiniões
Ø  Localizar os continentes no Múndi e conhecer as principais características de seus povos, culturas e economias;
Ø  Identificar as vegetações características do Brasil;
Ø  Conhecer e diferenciar os tipos de clima no Brasil;
Ø  Identificar as principais formas de poluição na Terra;
Ø  Reconhecer as diversas formas de evitar à poluição das águas e do solo
Ø  Conhecer as regiões brasileiras e suas características culturais e físicas;



                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  4º Bimestre
DISCIPLINA: Geografia
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Localização: Cartografia
Ø  Os Biomas Brasileiros
Ø  Localização e orientação na superfície terrestre;
Ø  Limites e fronteiras; 
Ø  Fuso horário do Brasil:
Ø  A extensão territorial do Brasil;
Ø  Transportes no Brasil;
Ø  A América do Sul;
Ø  A indústria e o comércio; 

Ø  Conhecer a vegetação dos biomas e localizá-los no mapa do Brasil
Ø  Reconhecer as diversas redes de transporte do Brasil e como os produtos que consumimos, chegam as nossas casas;
Ø  Localizar no mapa os países da America do Sul;
Ø  Conhecer os fusos horários do Brasil;
Ø  Compreender o início do processo de industrialização do Brasil;
Ø  Entender a extensão territorial do Brasil
Ø  Conhecer e compreender a diversidade natural, social e cultural do Brasil.
Ø  Compreender que o Brasil está inserido no espaço mundial, participando dos fluxos comerciais, migratórios e políticos.
Ø  Conhecer as relações entre o Brasil e outros países do mundo quanto à troca de informações, mercadorias e serviços.




                       PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  1º Bimestre
DISCIPLINA: Ciências
OBJETIVOS GERAIS 
Ø  Compreender a natureza e o ser humano como parte integrante e agente de transformações do mundo;
Ø  Diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de prática, conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
Ø  Possibilitar o reconhecimento da importância da ação do homem no aproveitamento dos recursos naturais.
Ø  Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
Ø  Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
Ø  Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao ser humano.
Ø  Desenvolver a capacidade do trabalho em grupo, interagindo de forma crítica e cooperativa;
Ø  Entender e compreender a saúde como bem individual e social;
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Os estados físicos da água
Ø  Propriedades e transformações da matéria
Ø  O ciclo da água
Ø  Formas e usos da energia: hidrelétrica, solar, nuclear e eólica, termelétrica;
Ø  O Sistema Solar: os planetas, rotação e translação;
Ø  A água no planeta: preservação, água doce, salgada, potável e poluída;
Ø  A proporção de água na Terra


Ø  Reconhecer e classificar os estados físicos e transformação da água;
Ø  Analisar e compreender o ciclo da água na natureza;
Ø  Conhecer as formas e usos da energia e a importância do seu uso racional;
Ø  Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Ø  Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
Ø  Conhecer as doenças de veiculação hídrica;
Ø  Compreender os meios de proliferação e transmissão de doenças
Ø  Compreender e ampliar os conhecimentos sobre a proporção de água na Terra e a importância de seu bom uso e preservação
                       PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  2º Bimestre
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Sistema Nervoso
Ø  Sistema Sensorial: órgãos dos sentidos;
Ø  Higiene do corpo e da mente;   
Ø  Corpo humano e seus sistemas;
Ø  Formação do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
Ø  Alimentação: pirâmide alimentar;
Ø  Alimentos: reguladores, construtores e energéticos;
Ø  A tecnologia e os alimentos;
Ø  Conservação e industrialização dos alimentos.
Ø  Reconhecer as funções do sistema nervoso: encéfalo, cérebro, cerebelo, medula espinhar, nervos, etc
Ø  Reconhecer a função dos órgãos dos sentidos;
Ø  Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
Ø  Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças;
Ø  Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Ø  Reconhecer a importância das atividades físicas para uma boa qualidade de vida;
Ø  Analisar o uso da tecnologia dos alimentos conscientizar-se de seus benefícios e malefícios.
   





                         PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  3º Bimestre
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Ciclo da água
Ø  A água o ar e a atmosfera (experimentos)
Ø  Combustão – Calor, comburente, combustível, 
Ø  A importância do ar e os principais poluentes 
Ø  A utilização/proteção/contaminação do solo;   
Ø  Convivência entre os seres vivos 
Ø  Ecossistema e sua conservação
Ø  Cadeia alimentar (seres produtores, consumidores e decompositores);
Ø  (Des)Equilíbrio ecológicos.

Ø  Compreender o ciclo da água na natureza(formação da chuva,lençóis d’água)
Ø  Identificar características da água (inodora, insípida e incolor), do ar (gases, peso, pressão) e da atmosfera (temperatura/efeito estufa).
Ø  Conscientizar-se da necessidade da preservação do planeta com relação aos elementos indispensáveis aos seres vivos;
Ø  Reconhecer as necessidades vitais dos seres vivos;
Ø  Identificar e comparar as diversas ações e consequências que o homem estabelece com o meio ambiente;
Ø  Adquirir noções da importância dos ecossistemas e dos perigos do desequilíbrio ecológico
Ø  Realizar experimentos e registrá-los na sequência, identificando etapas, transformações e relações;






                       PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016    
  4º Bimestre
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  As fases da vida;
Ø  A reprodução humana;
Ø  Doenças da atualidade;
Ø  Árvore genealógica;
Ø  A reprodução dos animais e das plantas;
Ø  Nosso organismo:Sistema Respiratório, Sistema digestório;  
Ø  Aparelho Excretor;
Ø  Síntese dos conteúdos bimestrais.


Ø  Identificar fases da vida do ser humano e suas características;
Ø  Adquirir noções da reprodução dos seres humanos, dos animais e das plantas;
Ø  Compreender as fases da vida: do nascimento a morte
Ø  Conhecer a árvore genealogia da família
Ø  Compreender como acontece a respiração (expiração/gás carbônico,, inspiração/oxigênio);
Ø  Entender como eliminamos substâncias tóxicas fabricadas pelo organismo
Ø  Conhecer os órgãos que compõem o sistema digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus;
Ø  Registrar informações utilizando diferentes formas: desenhos, esquemas, textos;
Ø  Adquirir capacidade de fazer retrospectiva dos conteúdos bimestrais com ênfase nas avaliações.


                              PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  1º Bimestre
DISCIPLINA: Artes
OBJETIVOS 
Ø  Valorizar e estimular a espontaneidade em espaços diversos (biodimensionais, tridimensionais).
Ø  Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
Ø  Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade, espontaneidade e habilidades.
Ø  Instigar e desafiar os alunos, propiciando o conhecimento de mundo e principalmente a formação da personalidade, para ajudá-los identificar seus gostos e preferências.
Ø  Nortear os conteúdos do ensino da arte em três eixos: 1a produção, a fruição e a reflexão. Conforme recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)
Ø  Adequar esses eixos1 em seu espaço próprio, relacionados na prática, independente da ordem dos conteúdos, conforme o planejamento curricular e demais disciplinas;
Ø  Despertar o fazer artístico, a apreciação estética e a contextualização histórica da arte;
Ø  Constituir alicerce para a construção de uma educação artística ideal, formadora da sensibilidade e do senso crítico e estético;
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Linguagem visual: desenhos, produção de história em quadrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Ø  Conceituar a Arte: Artes plásticas, História da arte, Mitos, Carnaval/ Máscaras, Cores primárias/secundárias;
Ø  A arte na pré-história (cavernas arte rupestre)
Ø  Pintura: Releitura de obras grandes artistas: Abaporu de Tarsila do Amaral, Aldemir Martins e São Francisco
Ø  Técnicas de observação e pintura;  Desenho / Gravura
Ø  Simetria no desenho: identificar nas figuras geométricas seus eixos de simetria
Ø  Classificar os diferentes tipos de simetria através da construção de dobraduras.
Ø  Produzir cartazes, cartões, máscaras, histórias em quadrinhos, desenhos de observação, dobraduras, recortes, colagens e pinturas;
Ø  Manejar tintas e pincéis e, através da mistura de tintas, obter cores secundárias;
Ø  Pintar, recriar obras tela com tinta guache e pincéis, inspirados nas obras de artistas através da releitura;
Ø  Compreender que o carnaval e a festa junina são festas populares que fazem parte do folclore brasileiro;
Ø  Ampliar as possibilidades de utilização da música, pintura, teatro e dança para a aquisição de  experiências afetivas, cognitivas, auditivas, sensoriais;
Ø  Participar de atividades musicais, corporais e plásticas referentes ao calendário escolar;
Ø  Observar elementos que constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø  Classificar os diferentes tipos de simetria através da construção de dobraduras.
                     PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  2º Bimestre
DISCIPLINA: Artes
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Linguagem de representação: máscaras (balão, papel, etc), 
Ø  Mosaico, Pontilhismo;
Ø  Desenho de observação/livre;
Ø  Dobradura;
Ø  Esculturas/Folclore;
Ø  Cubismo – artistas e obras
Ø  Percussores do cubismo, conhecendo Picasso
Ø  Artistas/Cartunistas
Ø  Cartazes / Cartões / Painéis
Ø  Releitura de Os Girassois de Van  Gogh


Ø  Recriar obras de artista e aproximá-las do mundo da arte.
Ø  Observar elementos que constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø  Produzir mosaicos  aplicando a técnica de pintura com lápis de cor;
Ø  Fazer arte com palitos de picolé, EVA, fitas cetim para o dia das mães/pais;
Ø  Retratar através de estória em quadrinho, história do cotidiano ou reprodução textuais; Confeccionar esculturas com massinha ou argila relacionando ao folclore;
Ø  Montar, com material reciclável, personagens do folclore brasileiro;
Ø  Compreender e discutir mitos e lendas do folclore brasileiro;
Ø  Ter autonomia para se expressar, fazer e apreciar a arte;
Ø  Desenvolver a competência estética e artística nas diversas modalidades da Arte;




                        PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  3º Bimestre
DISCIPLINA: Artes
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Linguagem sonora: músicas, danças, poesia, coreografias, paródias, parlendas;
Ø  Música · História e estilos da música, instrumentos musicais;
Ø  Dança: gestos e movimentos (coreografias).
Ø  Observar imagens, identificar características e reproduzi-las
Ø  Desenvolver trabalhos bidimensionais explorando ritmos, formas, movimentos e cores.
Ø  Conhecer museus e lugares, através da internet
Ø  Reeleitura das obras de Wander Melo http://wandermeloartes.blogspot.com.br/


Ø  Criar ou reproduzir coreografias, paródias e dramatizações.
Ø  Recriar obras de artista e aproximá-las do mundo da arte.
Ø  Recontar histórias antigas e/ou criá-las
Ø  Pesquisar piadas (infantil), trava-línguas ou o que é, o que é para Roda de Arte
Ø  Compor painel coletivo sobre as Olimpíadas 2016
Ø  Reproduzir objetos com materiais recicláveis
Ø  Pesquisar (vídeos) criar/recriar e executar coreografias;
Ø  Utilizar letras de canções e criar paródias;
Ø  Observar elementos que constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø  Experimentar e articular entre as expressões corporal, plástica e sonora;
Ø  Exercitar a percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;




                    PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  4º Bimestre
DISCIPLINA: Artes
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Teatro: cenário, figurino, maquiagem, etc;
Ø  Jogos: dramatização e teatro de fantoches;
Ø  Literatura de Cordel;
Ø  Conhecer a técnica do desenho tridimensional;
Ø  Vinicius de Carvalho – Pintura em azulejo- É bem Mato Grosso;
Ø  Reeleitura de obras artistas de Mato Grosso, Regional e Municipal;
Ø  Cartunistas de Mato Grosso;
Ø  Reeleitura das obras de José Augusto;
Ø  Pesquisar cartunistas de Mato Grosso;


Ø  Pesquisar textos e criar encenação considerando: música; cenário, figurino, maquiagem e som;
Ø  Participar de atividades de expressão corporal, como musical;
Ø  Observar elementos que constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø  Pesquisar vida e obra de artistas Estaduais, Regionais e Municipais;
Ø  Pintar uma tela com tinta guache e pincéis, inspirados nas obras de artistas através da releitura;
Ø  Apreciar e valorizar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos da pré-história e na contemporaneidade;
Ø  Identificar a importância do reaproveitamento de todo e qualquer material reciclável;
Ø  Identificar o contexto cultural no qual o aluno inserido;
Ø  Relacionar a arte às demais disciplinas.
Ø  Adquirir capacidade de fazer retrospectiva dos conteúdos bimestrais com ênfase nas avaliações.

                   
                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  1º Bimestre
DISCIPLINA: Educação Física
OBJETIVOS 
Ø  Respeitar e considerar, de acordo com os PCN´s, que as crianças ao ingressarem na escola, possuem uma série de conhecimentos sobre o movimento, o corpo e a cultura corporal, fruto de experiências pessoais, das vivências diárias no seu ciclo e das informações adquiridas pelos meios de comunicação.
Ø  Resgatar a prática de jogos de rua como forma de recreação e vivência de regras;
Ø  Desenvolver as habilidades de utilização dos movimentos como instrumento de comunicação e expressão;
Ø  Despertar o interesse dos alunos nos esportes que atendem à necessidade de competição e lazer.
Ø  Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação e respeito, estimulando a participação, independente do resultado;
Ø  Propiciar comportamentos e valores para a boa convivência em grupos;
Ø  Desenvolver atividades para a orientação no espaço, discriminando localização, direção, coordenação e dimensão;
Ø  Melhorar o desempenho nas atividades que requeiram força e resistência; flexibilidade, agilidade, lateralidade e velocidade;
Ø  Desenvolver habilidades recreativas, com regras simples e adaptadas, cooperativas e de competição;
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Lateralidade
Ø  Exercícios de coordenação motora dinâmica ( braço ao mesmo tempo que a perna, mão esquerda no ombro direito);
Ø  Brincadeiras de roda;
Ø  Vídeos de práticas esportivas
Ø  Jogo de palavras, memória;
Ø  Dinâmicas de memorização (Profissões, frutas, cidades);
Ø  Aulas de alongamento em dupla e individual;
Ø  Teoria de regras de alguns esportes;
Ø  Figuras de ilusão de óptica;
Ø  Noções de primeiros socorros;
Ø  Jogos de pebolim, bete, boliche, bola;
Ø  Futsal
Ø  Demonstrar e explicar brincadeiras aprendidas em contexto extracurricular,
Ø  Criar e participar de outros jogos/brincadeiras, com suas regras específicas;
Ø  Participar das atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação dos colegas;
Ø  Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razão sociais, sexuais ou culturais;
Ø  Participar e criar jogos/brincadeiras;
Ø  Discutir e/ou debater regras para os jogos/brincadeiras;


                      PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  2º Bimestre
DISCIPLINA: Educação Física
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Olimpíadas 2016 (Pesquisar a história, as modalidades esportivas, os continentes e os países);
Ø  Brincadeiras de roda;
Ø  Exercícios de destreza (acertar o alvo);
Ø  Reproduzir movimentos e sons (animais);
Ø  Jogos de raciocínio;
Ø  Atividades com mímicas;
Ø  Confecção de peteca alternativa;
Ø  Anatomia superficial (apenas conhecer o próprio corpo), aula expositiva com o esqueleto;
Ø  Jogos de pebolim, bete, boliche, bola;
Ø  Futsal

Ø  Compreender a História e quais os Continentes e países participantes das Olimpíadas 2016 (interdisciplinar com Geografia e História);
Ø  Participar de atividades competitivas respeitando regras e os colegas envolvidos;
Ø  Respeitar o desempenho dos colegas, atletas, crianças mais velhas e mais novas;
Ø  Reconhecer os valores fundamentais à vida: amor, respeito, solidariedade, companheirismo, cooperação, dignidade, justiça, caráter, perseverança, superação, autoestima, etc;
Ø  Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para a manutenção de sua própria saúde;







                    PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO –  5º ANO – 2016
  3º Bimestre
DISCIPLINA: Educação Física
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Jogos e brincadeiras de cultura familiar (Populares)
Ø  História dos esportes;  
Ø  Dança: recreação socialização (ritmos diversos, montagem de coreografias).
Ø  Atletismo;
Ø  Relaxamento com músicas;
Ø  Gincanas entre a turma;
Ø  Jogos de pebolim, bete, boliche, peteca  pingue e pongue;
Ø  Futsal
Ø  Confeccionar petecas (em equipe, duplas);
Ø  Aprender cumprir algumas regras;
Ø  Pesquisara e trazer para  a classe brincadeiras antigas;
Ø  Conhecer a história dos esportes: suas características, objetivos, regras, etc
Ø  Reconhecer desafios e criar estratégias para vencê-los, percebendo seus limites;
Ø  Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidades e solidariedade em situações lúdicas e esportivas;
Ø  Divertir-se e entreter-se enquanto desenvolve o estímulo mental e físico











  4º Bimestre
DISCIPLINA: Educação Física
CONTEÚDOS 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Jogos com estafetas (esperar a vez, sequência, concentração, dificuldades );
Ø  Brincadeiras com garrafa pet;
Ø  Brincadeiras e jogos pré – desportivos;
Ø  Pebolim, bete, boliche, pular corda;
Ø  Danças utilizando ritmos brasileiros;
Ø  Gincanas entre salas na semana da criança;
Ø  Futsal
Ø  Aprender confeccionar brinquedos para jogos com garrafas pet e/ou outros materiais recicláveis;
Ø  Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultural corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sócias, sexuais ou culturais;
Ø  Criar e participar de outros jogos/brincadeiras, com suas regras específicas;
Ø  Aprender e valorizar as diferentes formas de brincar.
Ø  Adotar atividades de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;

Observação: Formatado papel ofício



Referências Bibliográficas
AIDAR, Márcia Marinho A Aventura de Saber Matemática – Editora Leya - Brasília – DF, 1ª Edição, 2013
APOLINÁRIO, Maria Raquel Projeto Pitanguá: História – Editora Moderna – 3ª Edição, 2011
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes- Brasília MEC /SEF, 1997 
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física - Brasília MEC/SEF, 1997 
BRODBECK Marta de Souza Lima – Aconteceu, Já é História  - Módulo Editora– 2ª edição, 2011
CAMARGO Carolina Reuter e BONDUKI, Sandra - Coleção Brasiliana – Ciências – Editora IBEP, , Brasília, DF - 2ª Edição,  2013
CAVALCANTE, Maria Eugênia Bellusci e TAVARES, Rosimeire Aparecida Alves - A Escola é Nossa –– 3ª Edição – Editora Scipione – São Paulo SP
CEVÉQUIA Márcia Paganini – A Escola é Nossa - Língua Portuguesa, Editora Scipione – 4ª Edição 2011
DAMASI Angélica Prado TIBIRIÇÁ, Cristina Projeto Prosa – Geografia - Brasília, DF Editora Saraiva – 2ª Edição, 2013
FREIRE, J.B.e Alcides, J. Educação como prática corporal, SCIPICONE, 2003.
GARCIA Jacqueline – Conhecer e Crescer, Editora Educacional – Brasília DF - 3ª Edição,  2013
GIARETTA, Liz Andreia e PINELA, Thatiane -  A Conquista da Matemática, 4º e 5º Anos
LIMA, Mirna - Porta Aberta Geografia - Editora FTD – 1ª Edição 2011, Brasília DF
MACIEL, Laura Antunes - O Mato Grosso e Sua História – 4ª edição  – Base Editorial 2011
MAESTU, Juliana, Projeto Buriti – Geografia -, 2ª Edição, São Paulo:Editora Moderna, 2013
MUNHOZ, Aida  Ferreira Silva NAZARETH, Helenalda Resende Souza, TOLETO Maria Barros de Almeida, - Fazer, Compreender e Criar em Matemática -Editora IBEP – 4ª Edição,  2011
ORIENTAÇÕES Curriculares: Concepções para a Educação Básica Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso – Cuiabá, SEDUC - 2010
PEREIRA,  Érica Regina Santana - Conhecer e Crescer – Ciências-– Editora Escala Educacional, 3ª São Paulo, edição, 2013
PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/Graça Proença. São Paulo: Ática, 2007.
SILVA, Celia Cris e FERRONATO, Vera Lúcia A aventura do Saber – Língua Portuguesa, Editora Leya, 1ª Edição, 2011

VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: História; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!