BOM JESUS DO ARAGUAIA – MT
Direção: Ozilda
Ribeiro
Coordenação:
Joelma G.
de Souza,
Mª José
Moreira
Joselene
Santos
Profª: Coraci
Machado
|
Rua J Ribeiro – Centro – Fone: (66) 3538-1250
PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO – 2016
“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com
mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma”.
Bertold
Brecht
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
|
OBJETIVOS GERAIS
Ø Provocar o surgimento de alunos leitores, compartilhando
diferentes práticas culturais de leitura e escrita e interpretação,
Ø Adequar o discurso às diferentes situações de
comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
Ø Ler diferentes textos, adequando a modalidade de
leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
Ø Escrever diferentes textos selecionando os
gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e
interlocutores.
Ø
Utilizar
a Língua Portuguesa para compreender e produzir, em contextos públicos e
privados, mensagens orais e escritas, atendendo a diferentes intenções e
contextos de comunicação.
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
LEITURA
Ø
Informativa
Ø
Poética
Ø
Narrativa
Ø
Descritiva
Ø Jornalística
GRAMÁTICA
e ORTOGRAFIA
Ø
Alfabeto
maiúsculo e minúsculo
Ø Ordem alfabética
Ø
Uso de
letras maiúsculas.
Ø
Ortografia
- s/c/ss/x/sc.
Ø
Acento
agudo e circunflexo.
Ø M (antes de P e B)
Ø
Masculino
e feminino. Plural/Singular. Uso dos dois pontos, parágrafo e travessão.
PRODUÇÃO
ORAL
Ø
Reprodução oral de textos a partir de
histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø
Reprodução oral de histórias através de
desenhos.
Ø
Reprodução oral de histórias ou textos
literários e da cultura popular.
PRODUÇÃO
ESCRITA(manuscritas e digitadas)
Ø Textos narrativos
Ø Textos descritivos.
Ø Textos informativos e instrucionais
|
Ø Gênero da notícia: relação entre o corpo da
noticia e elementos complementares (fotos, gráficos, tabelas); reconhecimento
da relação causa/(consequência dos fatos).
Ø Gênero Entrevista: texto de abertura;
informações; recursos empregados para assinalar a transição das falas e aos
sinais de pontuação. Linguagem formal e informal.
Ø
Identificação
nos textos escritos: utilização adequada dos recursos de textuais, sinais de
pontuação e escrita correta das palavras. Revisão e reescrita do texto observando o
desenvolvimento do tema.
Ø
Organizar
palavras sob o critério da ordem do alfabeto. Diferenciar fonema e letra.
Reconhecer que o número de letra pode ser diferente do número de fonemas
Ø
Escrever palavras ditadas, escrever pequenos textos de
memória (parlendas, advinhações, etc.),
Reescrever um texto a partir do original. Localizar
e marcar no texto informações solicitadas
Ø
Lê e compreender (interpretar) textos desconhecidos, adequados
à etapa.
Ø
Reestruturação de texto do aluno (manuscrito)
e de texto impresso (digitação do aluno)
Ø
Interpretação e compreensão de textos
Ø
Sequência lógica de ideias
|
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
LEITURA
Ø
Instrucional
Ø
Literária/Poemas
Ø
Correspondência
Ø Contos,
Ø Tirinhas
Ø Fábulas,
Ø Propagandas
Ø
Jornalísticas
Ø
Narrativa
Ø
Descritiva
GRAMÁTICA
e ORTOGRAFIA
Ø
Substantivos:
Gênero, Número e Grau
Ø Sinônimo e Antônimo
Ø
Uso mal/mau
Ø
Ortografia
j/g, r/rr, s/ss
Ø Dígrafos
Ø Encontro consonantal
Ø
Masculino
e feminino. Plural/Singular. Uso dos dois pontos, parágrafo e travessão.
PRODUÇÃO
ORAL
Ø
Reprodução oral de textos a partir de
histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø
Reprodução oral de histórias através de
desenhos.
Ø
Reprodução oral de histórias ou textos
literários e da cultura popular.
PRODUÇÃO
ESCRITA(manuscritas e digitadas)
Ø Textos narrativos
Ø Textos descritivos.
Ø Textos informativos e instrucionais
|
Ø Regras de jogo, bula de remédio, instruções e
prescrições, descrição de ações.
Ø Uso de sequências descritivas; discurso
expositivo,
Ø Gênero verbete de dicionário e glossário.
Ø Gênero poema: efeitos sonoros obtidos por meio de
rimas, pontuação, disposição gráfica, linguagem figurada.
Ø Substantivos: Flexão de gênero
(masculino/feminino), de número (singular/plural). Uso dos sinais de
pontuação
Ø Identificação dos recursos utilizados pelos
autores: descrição; uso da primeira pessoa; palavras e expressões utilizadas
para remeter ao passado: naqueles tempos, até aquela época... evidências de
sentimento e emoções; Narrativos ficcionais (resgates de contos e fábulas):
tempo/espaço; narrador, foco narrativo, enredo, ordenação temporal e
caracterização dos personagens. Diálogo entre os textos (intertextualidade).
Ø
Propaganda:
logotipo e slogan; recursos linguísticos próprios do texto publicitário: o
emprego dos tempos verbais, os tipos de frases. Recursos gráficos, tais como:
ilustrações, fotos, cores, tamanho das fontes.
Ø Lê e compreender
(interpretar) textos desconhecidos, adequados à etapa. Argumentos para convencer o leitor
Ø
Reestruturação de texto do aluno (manuscrito)
e de texto impresso (digitação do aluno).Sequência lógica de ideias
Ø Recursos do sistema de pontuação: ponto final,
exclamação, interrogação e vírgula nas enumerações. O atendimento a forma
ortográfica das palavras
Ø Reconhecimento do significado contextual e do
papel complementar de não linguísticos que conferem significação aos textos
(gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação)
Ø Reconhecer a formação de vocábulos através da
união de duas consoantes. Diferenciar corretamente os dígrafos em
relação aos encontros consonantais.
|
PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO – 2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
LEITURA
Ø Epistolares (bilhetes, carta e convite)
Ø Tirinhas
Ø Literário (prosa e verso, conto e poema)
Ø Cientifico
Ø Jornalístico
Ø Instrucional
Ø Fábulas,
Ø Propagandas
Ø
Jornalísticas
Ø
Narrativa; Descritiva
GRAMÁTICA
e ORTOGRAFIA
Ø
Uso do
mas/mais
Ø
Ortografia
l/u, s/z, x/ss
Ø Separação e classificação de sílabas
Ø Classificação das palavras quanto a acentuação
tônica
Ø Classificação dos substantivos:
próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo;
Ø Ordem alfabética
Ø Uso do dicionário
Ø Encontros vocálicos
Ø Acentuação, Hífen, Pontuação
Ø Tipos de Frases
PRODUÇÃO
ORAL
Ø
Reprodução oral de textos a partir de
histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø
Reprodução oral de histórias através de
desenhos.
Ø
Reprodução oral de histórias ou textos
literários e da cultura popular.
PRODUÇÃO
ESCRITA (manuscritas e digitadas)
Ø Textos narrativos
Ø Textos descritivos.
Ø Textos informativos e instrucionais
|
Ø Relatar experiências vividas,
Ø Formular perguntar pertinentes ao
assunto, expor um assunto pesquisado,
Ø
Defender
suas ideias com argumentação,
Ø
Criticar
conteúdos tratados em textos lidos.
Ø
Prática
de leitura
Ø
Leitura
compartilhada diária,
Ø
Roda
de leitores
Ø Leitura feita pelos alunos de
diferentes gêneros textuais,
Ø
Ler
para divertir, informar, estudar e pesquisar,
Ø
Ler
em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do
autor para eficácia comunicativa,
Ø
Inferir
sentido a uma palavra no seu contexto,
Ø
Identificar
afirmações explícitas e implícitas no texto
Ø
Antecipar
o conteúdo da leitura de um texto,
Ø
Atender
informações explícitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
Ø Apreciar textos literários;
Ø Selecionar textos de acordo com os
propósitos de sua leitura;
Ø Reescrever e/ou produzir textos de
autoria, utilizando procedimentos de escritor;
Ø Revisar textos, assumindo a ponto de
vista do leitor e ortográfico;
Ø Ler, interpretar e produzir textos
formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
Ø Organizar os textos produzidos em
parágrafos, pontuando-os adequadamente;
Ø Usar a acentuação correta;
Ø Pesquisar no dicionário para
resolver possíveis dúvidas ortográficas;
Ø Relacionar os fatos dos textos com
experiências pessoais;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
4º bimestre
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
LEITURA
Ø Textos narrativos, histórias em
quadrinhos e lendas
Ø Leitura, produção e interpretação.
Ø Estrutura do texto: paragrafação, Pontuação,
Acentuação
Ø Textos informativos
Ø Fábulas,
Ø Propagandas
Ø
Jornalísticas
Ø
Narrativa
Ø
Descritiva
GRAMÁTICA
e ORTOGRAFIA
Ø g/j, s/z, sons do x, am/ ao
Ø Adjetivos: Pátrios e locução
adjetiva.
Ø uso dos porquês:pergunta e resposta
Ø Sob/sobre, atrás/traz, a/há, Isar/izar.
Ø Uso do c e ç
Ø Emprego do ss ou ç
Ø O emprego do x e do ch
Ø gue, gui, ce, ci, se, si, que, qui,
ã, ão, am/an
Ø Palavras
com lh e li
Ø Palavras
com e, i, ei, o, o e ou
Ø Uso
do há e a
Ø Uso
de tem e têm (verbo ter)
PRODUÇÃO
ORAL
Ø
Reprodução oral de textos a partir de histórias
ouvidas ou vivenciadas,
Ø
Reprodução oral de histórias através de
desenhos.
Ø
Reprodução oral de histórias ou textos
literários e da cultura popular.
PRODUÇÃO
ESCRITA (manuscritas e digitadas)
Ø Textos narrativos
Ø Textos descritivos.
Ø Textos informativos e instrucionais
Ø Histórias em quadrinhos
|
Ø Ler com ritmo e entonação correta;
Ø Explicitar o assunto do texto;
Ø Estabelecer conexões entre o texto e
os conhecimentos
prévios;
Ø Reconhecer, em finalidade e ao
interlocutor, o nível da
linguagem em uso: formal/informal.
Ø Formular perguntas estabelecendo
conexão com conhecimentos prévios;
Ø Levantar as ideias principais do
texto para organizá-las em sequência lógica;
Ø Identificar o conflito gerador do
enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc,
Ø Conhecer e identificar as variações
da Língua portuguesa.
Ø Discussões das ideias; Leitura
silenciosa do texto;
Ø Inferência sobre as ideias; argumentação
de opiniões;
Ø Localização da informação no texto;
identificação do narrado do texto;
Ø Identificação de aspectos referentes
ao início da história, ao problema a ser resolvidos e sua solução;
Ø Distinção entre texto narrativo e o
informativo;
Ø Resposta a questões opinativas;
Ø Criação de títulos para as
histórias;
Ø Leitura dramatizada do texto;
Ø Compreensão da importância da
escolha do título da história;
Ø Escrita do significado de algumas
expressões;
Ø Leitura silenciosa do texto e das
imagens;
Ø Antecipação do final da história;
Ø Leitura em voz alta da argumentação
criada;
Ø Explicação do significado de
palavras de uso coloquial;
Ø Grafar as palavras corretamente;
Ø Diferenciar letras que representam o
mesmo som;
Ø Cruzadinhas, caça-palavras, poemas, ditados;
acrósticos;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: Matemática
|
|
OBJETIVOS GERAIS
Ø Desenvolver raciocínio lógico;
Ø Ampliar os procedimentos de cálculos mentais,
escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento das 4 operações;
Ø Construir tabuada de multiplicação, reconhecendo
e facilitando as técnicas operatórias e inversas;
Ø Identificar a adição e subtração nos problemas
matemáticos;
Ø Ler e interpretar tabelas na resolução de
problemas matemáticos;
Ø Conhecer a unidade monetária brasileira,
resolvendo situações problemas;
Ø Identificar a multiplicação e divisão nos
problemas matemáticos;
Ø Ter domínio de cálculos utilizando as 4 operações
fundamentais e as ordens e classes dos numerais;
Ø Compreender as frações como parte da divisão;
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Problemas
matemáticos com S.M.B,
Ø Classes e
ordens, composição e decomposição, valor absoluto e relativo.
Ø
Sequência Numérica;
Ø
Dobro e Triplo, quádruplo, quíntuplo;
Ø
Expressões numéricas c/ adição e subtração;
Ø
Problemas com adição e subtração;
Ø Adição com
3 parcelas;
Ø Tabelas;
Ø Algarismos
romanos;
Ø Tabuada de
multiplicar;
Ø
Subtração com reserva;
Ø
Cálculo Mental;
Ø
Multiplicação e divisão com 1 algarismo;
Ø Expressões
numéricas c/ as 4 operações e parênteses;
Ø
Leitura, escrita e representação de
números;
Ø
Sucessor e antecessor;
Ø Medidas de tempo;
|
Ø Compreender
e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a
realidade;
Ø Observar
aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
Ø Utilizar
conhecimentos relacionados aos numerais, às operações, ás medidas, ao espaço
e formas, ao tratamento das informações.
Ø Resolver
situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.
Ø Conhecer a História do SND.
Ø Usar de material dourado, ábaco, quadro lugar-valor.
Ø Cartazes
Ø Resolver situações
problemas (as listas de compras, pesquisa no comercio, tabelas)
Ø Realizar atividades
de representação, leitura e escrita de números romanos e arábicos.
Ø Cumprir recortes, colagens e elaboração de tabelas e gráficos
Ø Construir Tabuada lógica em grupos;
Ø Solucionar problemas do cotidiano usando os
conhecimentos adquiridos.
Ø Calcular expressões numéricas c/
adição e subtração
Ø Calcular expressões numéricas que
envolvam as quatro operações.
|
PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE
DO 2º CICLO – 5º ANO – 2016
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: Matemática
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Valor posicional de um número natural nas
ordens: unidades, dezenas e centenas, milhar;
Ø Ordenação:
numerais ordinais
Ø Medidas de
tempo (leitura de horas no relógio analógico e cálculos)
Ø Classes e ordens, composição e
decomposição, leitura.
Ø Problemas envolvendo 4 operações
Ø Figuras planas (quadrado, círculo,
triângulo, retângulo e esfera).
Ø Classe e Ordem
Ø
Composição
e decomposição
Ø
Ordem
crescente e decrescente
Ø
Sucessor
e antecessor
Ø
Situações
problemas
Ø
Multiplicação
e divisão com 2 algarismo
Ø
Grandezas
e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês,
bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
Ø
Espaço
e forma: sólidos geométricos e figuras planas
Ø
Tratamento
de informação: leitura e interpretação de tabelas
Ø
Sistema
de numeração decimal e fracionário.
Ø
Resolução
de problemas com ideia das quatro operações com números naturais.
Ø
Elaborar
situação-problema.
|
Ø
Compreender
as regras do Sistema de Numeração Decimal;
Ø
Ler,
compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
Ø
Interpretar,
formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
Ø
Armar
e efetuar as quatro operações básicas;
Ø
Demonstrar
noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
Ø
Utilizar
propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
Ø
Identificar
e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
Ø
Construir
e interpretar tabelas e gráficos;
Ø
Conhecer
e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.
Ø
Valor posicional de um número natural nas
ordens: unidades, dezenas e centenas, milhares, milhões, bilhões
Ø Ordenação:
numerais ordinais
Ø Medidas de
tempo (leitura de horas no relógio analógico e cálculos)
Ø Classes e ordens, composição e
decomposição, leitura.
Ø Multiplicação com 10, 100 e 1000
Ø Leitura, escrita e representação dos
numerais;
Ø Atividades com Figuras planas
(quadrado, círculo, triângulo, retângulo e esfera).
Ø Atividades de pesquisa e escrita de
gráficos
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: Matemática
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Multiplicação e divisão com 3
algarismos
Ø
Situações
problemas com as quatro operações
Ø Situações problemas com frações
Ø Frações de um número, fração de um
todo
Ø Sistema monetário – em situações
problemas
Ø Grandezas e medidas: medidas de
massa:
Ø Múltiplos e submúltiplos e situações
problemas
Ø Espaço e forma: Poliedros
Tratamento de informação: gráficos
Ø Resolução de situação-problema
envolvendo medidas.
Ø Medida de comprimento.
|
Ø Identificar a noção de porcentagem e
estabelecer relações entre porcentagens e frações;
Ø Relacionar operações e suas inversas
(adição/subtração e multiplicação/divisão)
Ø Empregar as diferentes unidades
padronizadas de medida de massa.
Ø Estimar a medida de grandezas
utilizando unidades de medidas convencionais ou não.
Ø Identificar a unidade de massa mais
adequada para o que se quer medir.
Ø
Identificar
o metro como a unidade fundamental das medidas de comprimento.
Ø
Reconhecer
nas situações-problema as unidades de medida de massa (quilograma, grama e
miligrama) e de tempo (hora, minutos e segundo)
Ø Resolver problemas significativos
utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
4º Bimestre
|
DISCIPLINA: Matemática
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Conhecer os termos da fração
(numerador e denominador); Divisores
e múltiplos de um número.
Ø Representação e equivalência de
frações. Resolução de situação - problema envolvendo frações.
Ø Transformação de frações.
Ø Elaboração de situação-problema.
Ø Relação entre fração e decimal;
Ø Porcentagem: conceito, leitura e
escrita;
Ø
Cálculo
de perímetro
Ø
Rever!
Grandezas e medidas: medidas de tempo (hora, minuto, segundo, dia, semana,
mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
Ø
Cálculo
do m.m.c
Ø
Espaço
e forma: sólidos geométricos e figuras planas
|
Ø
Reconhecer
o metro quadrado (m2) como unidade fundamental das medidas de superfície.
Ø
Realizar
atividades envolvendo a relação entre as medidas
Ø Identificar a noção de porcentagem e
estabelecer relações entre porcentagens e frações;
Ø Relacionar operações e suas inversas
(adição/subtração e multiplicação/divisão)
Ø
Resolução
de problemas com medidas
Ø
Associar
sólidos ao seu molde
Ø
Planificação
de poliedros
Ø
Uso
da fita métrica e régua (medição do espaço e material escolar)
Ø
Encontrar
o mínimo múltiplo comum e calcular frações
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: História
|
|
OBJETIVOS GERIAS
Ø
Conhecer características fundamentais do Brasil nas
dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir
progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de
pertinência ao país.
Ø Enfatizar as relações
políticas, econômicas, socioculturais e artísticas presentes na sociedade
brasileira ao longo do tempo;
Ø Proporcionar aos
alunos estudos de suas origens, as transformações ocorridas no Brasil ao
longo dos séculos, para conhecer e compreender a atualidade;
Ø Perceber e compreender
como as relações entre os homens constroem a história:
Ø Compreender que a
história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e
permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o
presente e futuro;
Ø Entender as relações
entre o ser humano ao longo dos tempos.
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Descobrimento – primeiros habitantes;
Ø
A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e
asiáticos.
Ø
Brasil
Colonial e a exploração do pau-brasil;
Ø Brasil colonial aos dias de hoje;
Ø Colonização e Povoamento de Mato
Grosso
Ø A importância da biografia e da
narrativa histórica;
Ø O tempo e a História (árvore genealógica);
décadas, séculos, milênios;
Ø Datas Comemorativas e cívicas;
Ø
O
encontro de culturas; Invasões estrangeiras;
|
Ø Reconhecer os povos indígenas como
os primeiros povoadores da América;
Ø Reconhecer a importância dos índios, negros
e europeus na formação cultural e étnica brasileira;
Ø Saber e valorizar sua identidade e origem na
história;
Ø Reconhecer e valorizar as diferentes culturas
percebendo a formação do estado;
Ø Conhecer a os fatos históricos do estado
Ø Comparar a estrutura familiar com as
diversas organizações existentes na coletividade atual.
Ø Valorizar as datas comemorativas e
cívicas importantes
Ø Entender as relações comerciais do Brasil Colonial
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: História
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Colonização e a administração
colonial;
Ø
Mineração;
Ø
Explorando
as riquezas da terra – A produção de açúcar;
Ø
O
trabalho no engenho
Ø
A
colonização do interior – O gado
Ø
Governo-Geral;
A primeira capital;
Ø
Escravidão no Brasil;
Ø
Café;
Ø
Capitanias
hereditárias;
Ø
Representação
cartográfica
Ø
Questão
agrária e distribuição de renda
Ø
Conflitos
entre os povos no Brasil
|
Ø Reconhecer a importância da participação
das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais;
Ø Identificar o cotidiano dos escravos
africanos nos engenhos, nas minas de ouro e diamante, na cafeicultura;
Ø Identificar os interesses do sistema
de capitanias hereditárias aplicado no Brasil;
Ø Compreender as formas de resistência
à escravidão, a formação de quilombos, o movimento abolicionista, as lutas
dos descendentes de africanos contra a discriminação e o preconceito na
atualidade;
Ø Relacionar os aspectos culturais do
Brasil Colônia e relacionar a cultura do Brasil atual;
Ø Reconhecer as estruturas
administrativas e políticas das organizações sociais.
Ø Identificar as relações de poder
estabelecidas entre os diversos segmentos sociais.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: História
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø O município de Bom Jesus do Araguaia:
colonização, criação e emancipação;
Ø Bom Jesus do Araguaia: povos,
culturas, tradições;
Ø Independência do Brasil
Ø Brasil Monárquico- Império
Ø Brasil República – Proclamação da
República
Ø Ditadura e democracia
Ø Formas de Governo
|
Ø
Compreender
a história bonjesuense e os fatos
históricos relacionando-os à percepção de permanência e transformações dos
povos e do espaço;
Ø Compreender o processo histórico
pelo qual o Município passou, bem como a suas administrações políticas;
Ø Conhecer e valorizar a história da
cidade onde nasceu ou onde mora.
Ø Perceber as festividades religiosas
da localidade e da família como expressões da cultura local.
Ø Perceber a diversidade cultural bonjesuense
nas festas, folclore, tradições, comidas típicas, música... •
Ø Reconhecer as diferentes atividades
econômicas em Bom Jesus do Araguaia;
Ø Compreender a transição do império
para a república
Ø Diferenciar Ditadura e Democracia;
Ø Analisar as consequências das
desigualdades econômicas para os diferentes povos;
Ø Relacionar a independência do Brasil
a sua economia e formação étnico social e cultural
Ø Identificar as formas de governo:
monarquia, presidencialismo e parlamentarismo;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
4º Bimestre
|
DISCIPLINA: História
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Os Três Poderes (executivo, Legislativo e Judiciário);
Ø
Governos:
Federal, Estadual e Municipal;
Ø
Símbolos
estaduais: Bandeira, Brasão de Armas e Hino.
Ø
O
processo de independência – De
Portugal para a colônia;
Ø
Um
país monarquista – D. Pedro I
Ø
Fase
da família real no Brasil – Consequências da escassez moradias
Ø
O
longo reinado de D. Pedro II
Ø
O
surgimento de centros urbanos;
Ø
Brasil
no final do século XX - Governos: Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz
Inácio Lula da Silva
Ø
O
Brasil no século XXI: Governo Dilma Rousseff
|
Ø Reconhecer a divisão dos três poderes e sua função;
Ø Identificar as Bandeiras: Municipal,
Estadual e Nacional;
Ø Reconhecer e valorizar as diferentes culturas
percebendo sua formação no município, estado e país;
Ø Compreender as esferas dos governos (Presidente da
República, Governador e Prefeito);
Ø Colaborar na relação com o outro;
Ø Compreender a duração dos mandatos
do executivo,
Ø Entender que o voto é forma de
transmissão de cargos na democracia;
Ø Valorizar o debate e o respeito à
diversidade de opiniões;
Ø Desenvolver procedimentos de
pesquisa, observação de mapas, fotos e ilustrações;
Ø Interpretar fotos, textos, quadros,
mapas, identificando as ideias principais;
Ø Dominar a leitura e a escrita, para
construir e contestar argumentações;
Ø Sintetizar e interpretar dados,
fatos e situações contextualizando-os à sociedade atual.
|
PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE
DO 2º CICLO – 5º ANO – 2016
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: Geografia
|
|
OBJETIVOS GERAIS
Ø
Reconhecer-se
como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico.
Ø
Reconhecer
e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção da diferentes
paisagens urbanas e rurais brasileiras;
Ø
Reconhecer
e compreender as consequências das transformações causadas pela ação do
homem;
Ø
Reconhecer,
refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos
transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
Ø
Utilizar
a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e
distância e orientação;
Ø
Adotar
uma atitude responsável em relação ao meio ambiente respeitando e garantindo
o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Ø
Conhecer
e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam
e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos,
relacionando esses conhecimentos aos Biomas Brasileiros;
Ø
Compreender e fazer leitura cartográfica relacionando:
mundo, continentes, países, estados, municípios e comunidades
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Localização: Cartografia
Ø
O
município de Bom Jesus do Araguaia: Relevo, Clima; Hidrografia;
Vegetação; Fauna e Flora
Ø
O
município de Bom Jesus do Araguaia: O
espaço urbano e o espaço rural, Cartografia, Símbolos Municipais;
Ø
Paisagens
natural e humanizada;
Ø
A
população e a cultura brasileiras;
Ø
Orientação
no espaço - Os pontos Cardeais;
Ø
Localização
geográfica: mapas e legendas;
Ø
Aspectos
naturais do Brasil;
Ø
Divisão
política do Brasil: Estados, Capitais e UF
Ø
Litoral
Brasileiro;
Ø
Divisão
Regional do Brasil: Região Centro-Oeste e seus aspetos físicos e culturais;
|
Ø
Reconhecer
e localizar o município no MT e Brasil
Ø
Identificar
a Bandeira e o Brasão Municipal;
Ø Reconhecer e valorizar a vegetação, o clima, o
relevo e a hidrografia do Município;
Ø Identificar paisagens naturais e modificadas
Ø Localizar-se através dos Pontos
Cardeais e saber utilizá-los em cartografia
Ø Perceber a diversidade da Região Centro-Oeste;
Ø Analisar a população urbana/rural;
Ø Respeito e valorização da
diversidade étnico-cultural;
Ø Localizar na região Centro-Oeste no Brasil e
identificar seus aspetos
culturais;
Ø Localizar os Estados da Região Centro Oeste, suas
Capitais e UFs.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: Geografia
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Localização:
Cartografia
Ø
Oceanos:
Pacífico, Atlântico e Índico;
Ø
O
potencial litorâneo para atividades turísticas;
Ø
O
Brasil na América do Sul; ·
Ø
Imigrantes
e o povoamento do Brasil
Ø
Aspectos
sócio econômicos do Brasil: população urbana, distribuição de renda
Ø
Divisão
regional do Brasil e os critérios para regionalização;
Ø
Divisão
regional do Brasil: Regiões: Norte; Nordeste Sudeste e Sul e seus aspetos
físicos e culturais;
Ø
Região
Centro Oeste: Relevo, Clima; Hidrografia; Vegetação; Fauna e Flora
|
Ø Entender que o Brasil faz parte da
América do Sul;
Ø Valorizar a fauna, a flora, o solo e
os recursos hídricos em nossa vida e dos demais seres vivos;
Ø
Ressaltar
os perigos existentes no consumo desenfreado dos recursos naturais;
Ø Perceberas atividades econômicas que podem ser desenvolvidas em áreas
de campos.
Ø Compreender e localizar os países da América do
Sul
Ø Conhecer a atual divisão política do território
brasileiro.
Ø Compreender por que o território brasileiro foi
dividido;
Ø
Pesquisar
para ter noção da distribuição de renda no Brasil;
Ø
Localizar
e identificar as regiões do Brasil;
Ø
Conhecer
os aspectos econômicos, sociais e culturais de cada região;
Ø Caracterizar os principais elementos da paisagem
amazônica a vegetação e a rede hidrográfica.
Ø Reconhecer nas paisagens do Nordeste
Ø Conhecer as características da região Sudeste do
Brasil.
Ø Reconhecer a forte influência da imigração
europeia na Região Sul.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: Geografia
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Localização:
Cartografia
Ø
O
mundo em que vivemos;
Ø
As
Camadas da Terra
Ø
Origem
do povo brasileiro (indígenas, africanos, europeus e asiáticos)
Ø
O
planeta Terra;
Ø
Os
continentes e suas características – América, África, Europa, Oceania, Ásia,
Antártica;
Ø
A
importância dos mares e dos oceanos;
Ø
Os
Recursos Naturais: renováveis e não renováveis
Ø
Problemas
ambientais e os desafios do desenvolvimento sustentável;
Ø
Relevo,
Clima; Hidrografia; Vegetação; Fauna e
Flora brasileiros;
|
Ø Compreender a localização
geográfica;
Ø
Conhecer
o vocabulário geográfico relacionado à cartografia;
Ø
Conhecer
e classificar quais são as 3 principais camadas que envolvem o planeta;
Ø
Compreender
a formação da população brasileira
Ø
Adotar
atitudes ambientalmente corretas;
Ø
Valorizar
e respeitar a diversidade de opiniões
Ø
Localizar
os continentes no Múndi e conhecer as principais características de seus
povos, culturas e economias;
Ø
Identificar
as vegetações características do Brasil;
Ø
Conhecer
e diferenciar os tipos de clima no Brasil;
Ø Identificar as principais formas de
poluição na Terra;
Ø
Reconhecer
as diversas formas de evitar à poluição das águas e do solo
Ø
Conhecer
as regiões brasileiras e suas características culturais e físicas;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
4º Bimestre
|
DISCIPLINA: Geografia
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Localização:
Cartografia
Ø
Os
Biomas Brasileiros
Ø
Localização
e orientação na superfície terrestre;
Ø
Limites
e fronteiras;
Ø
Fuso
horário do Brasil:
Ø
A
extensão territorial do Brasil;
Ø
Transportes
no Brasil;
Ø
A
América do Sul;
Ø
A
indústria e o comércio;
|
Ø
Conhecer
a vegetação dos biomas e localizá-los no mapa do Brasil
Ø
Reconhecer
as diversas redes de transporte do Brasil e como os produtos que consumimos, chegam
as nossas casas;
Ø
Localizar
no mapa os países da America do Sul;
Ø
Conhecer
os fusos horários do Brasil;
Ø
Compreender
o início do processo de industrialização do Brasil;
Ø
Entender
a extensão territorial do Brasil
Ø
Conhecer
e compreender a diversidade natural, social e cultural do Brasil.
Ø
Compreender
que o Brasil está inserido no espaço mundial, participando dos fluxos
comerciais, migratórios e políticos.
Ø Conhecer as relações entre o Brasil e outros
países do mundo quanto à troca de informações, mercadorias e serviços.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: Ciências
|
|
OBJETIVOS GERAIS
Ø Compreender a natureza e o ser
humano como parte integrante e agente de transformações do mundo;
Ø Diagnosticar e propor soluções para
problemas reais a partir de prática, conceitos, procedimentos e atitudes
desenvolvidos no aprendizado escolar;
Ø Possibilitar o reconhecimento da
importância da ação do homem no aproveitamento dos recursos naturais.
Ø Saber combinar leituras,
observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização,
comunicação e discussão de fatos e informações;
Ø Compreender a saúde como bem
individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
Ø Compreender a tecnologia como meio
para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários
daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao ser humano.
Ø Desenvolver a capacidade do trabalho
em grupo, interagindo de forma crítica e cooperativa;
Ø Entender e compreender a saúde como
bem individual e social;
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Os estados
físicos da água
Ø
Propriedades
e transformações da matéria
Ø
O ciclo
da água
Ø
Formas
e usos da energia: hidrelétrica, solar, nuclear e eólica, termelétrica;
Ø
O
Sistema Solar: os planetas, rotação e translação;
Ø
A água
no planeta: preservação, água doce, salgada, potável e poluída;
Ø
A
proporção de água na Terra
|
Ø Reconhecer e classificar os estados
físicos e transformação da água;
Ø Analisar e compreender o ciclo da
água na natureza;
Ø Conhecer as formas e usos da energia e a
importância do seu uso racional;
Ø Compreender e ampliar conhecimentos
sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Ø Reconhecer a necessidade de
preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
Ø Conhecer as doenças de
veiculação hídrica;
Ø Compreender os meios de proliferação
e transmissão de doenças
Ø Compreender e ampliar os
conhecimentos sobre a proporção de água na Terra e a importância de seu bom
uso e preservação
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: Ciências
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Sistema
Nervoso
Ø
Sistema
Sensorial: órgãos dos sentidos;
Ø
Higiene
do corpo e da mente;
Ø
Corpo
humano e seus sistemas;
Ø
Formação
do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
Ø
Alimentação:
pirâmide alimentar;
Ø
Alimentos:
reguladores, construtores e energéticos;
Ø
A tecnologia e os alimentos;
Ø
Conservação e industrialização dos alimentos.
|
Ø
Reconhecer
as funções do sistema nervoso: encéfalo, cérebro, cerebelo, medula espinhar,
nervos, etc
Ø
Reconhecer
a função dos órgãos dos sentidos;
Ø
Compreender
as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de
alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia
para o corpo;
Ø
Compreender
as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e
prevenção contra doenças;
Ø
Identificar
comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado
de saúde.
Ø
Reconhecer
a importância das atividades físicas para uma boa qualidade de vida;
Ø
Analisar
o uso da tecnologia dos alimentos conscientizar-se de seus benefícios e
malefícios.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: Ciências
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Ciclo
da água
Ø
A água
o ar e a atmosfera
(experimentos)
Ø
Combustão
– Calor, comburente, combustível,
Ø
A
importância do ar e os principais poluentes
Ø
A
utilização/proteção/contaminação do solo;
Ø
Convivência
entre os seres vivos
Ø
Ecossistema
e sua conservação
Ø
Cadeia
alimentar (seres
produtores, consumidores e decompositores);
Ø
(Des)Equilíbrio
ecológicos.
|
Ø
Compreender
o ciclo da água na natureza(formação da chuva,lençóis d’água)
Ø
Identificar
características da água (inodora, insípida e incolor), do ar (gases, peso,
pressão) e da atmosfera (temperatura/efeito estufa).
Ø
Conscientizar-se
da necessidade da preservação do planeta com relação aos elementos
indispensáveis aos seres vivos;
Ø
Reconhecer
as necessidades vitais dos seres vivos;
Ø
Identificar
e comparar as diversas ações e consequências que o homem estabelece com o
meio ambiente;
Ø
Adquirir
noções da importância dos ecossistemas e dos perigos do desequilíbrio
ecológico
Ø
Realizar
experimentos e registrá-los na sequência, identificando etapas,
transformações e relações;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
4º Bimestre
|
DISCIPLINA: Ciências
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
As fases da vida;
Ø
A
reprodução humana;
Ø
Doenças
da atualidade;
Ø
Árvore genealógica;
Ø
A
reprodução dos animais e das plantas;
Ø
Nosso
organismo:Sistema Respiratório, Sistema digestório;
Ø
Aparelho
Excretor;
Ø
Síntese
dos conteúdos bimestrais.
|
Ø
Identificar
fases da vida do ser humano e suas características;
Ø
Adquirir
noções da reprodução dos seres humanos, dos animais e das plantas;
Ø
Compreender
as fases da vida: do nascimento a morte
Ø
Conhecer
a árvore genealogia da família
Ø
Compreender
como acontece a respiração (expiração/gás carbônico,, inspiração/oxigênio);
Ø
Entender
como eliminamos substâncias tóxicas fabricadas pelo organismo
Ø Conhecer os órgãos
que compõem o sistema digestório: boca, faringe, esôfago,
estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus;
Ø
Registrar
informações utilizando diferentes formas: desenhos, esquemas, textos;
Ø
Adquirir
capacidade de fazer retrospectiva dos conteúdos bimestrais com ênfase nas
avaliações.
|
PLANEJAMENTO ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO – 2016
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: Artes
|
|
OBJETIVOS
Ø Valorizar e estimular a
espontaneidade em espaços diversos (biodimensionais, tridimensionais).
Ø Expressar e saber comunicar-se em
artes mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a
percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e
fluir produções artísticas.
Ø Propiciar aos alunos condições para
se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade, espontaneidade e
habilidades.
Ø Instigar e desafiar os alunos, propiciando o
conhecimento de mundo e principalmente a formação da personalidade, para
ajudá-los identificar seus gostos e preferências.
Ø Nortear os conteúdos do ensino da arte em três eixos: 1a produção, a fruição e a
reflexão. Conforme recomendam
os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)
Ø Adequar esses eixos1 em seu espaço próprio, relacionados na prática,
independente da ordem dos conteúdos, conforme o planejamento curricular e
demais disciplinas;
Ø Despertar o fazer artístico, a apreciação
estética e a contextualização histórica da arte;
Ø Constituir alicerce para a construção de
uma educação artística ideal, formadora da sensibilidade e
do senso crítico e estético;
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Linguagem visual: desenhos, produção
de história em quadrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias,
dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Ø Conceituar a Arte: Artes plásticas,
História da arte, Mitos, Carnaval/ Máscaras, Cores primárias/secundárias;
Ø A arte na pré-história
(cavernas arte rupestre)
Ø Pintura: Releitura de obras grandes
artistas: Abaporu de Tarsila do
Amaral, Aldemir Martins e São Francisco
Ø Técnicas de observação e
pintura; Desenho / Gravura
Ø Simetria no desenho: identificar nas
figuras geométricas seus eixos de simetria
Ø Classificar os diferentes tipos de
simetria através da construção de dobraduras.
|
Ø Produzir cartazes, cartões, máscaras,
histórias em quadrinhos, desenhos de observação, dobraduras, recortes,
colagens e pinturas;
Ø Manejar tintas e pincéis e, através
da mistura de tintas, obter cores secundárias;
Ø Pintar, recriar obras tela com tinta guache e pincéis,
inspirados nas obras de artistas através da releitura;
Ø Compreender que o carnaval e a festa junina são festas populares que fazem parte do folclore
brasileiro;
Ø Ampliar as possibilidades de
utilização da música, pintura, teatro e dança para a aquisição de experiências afetivas, cognitivas,
auditivas, sensoriais;
Ø Participar de atividades musicais,
corporais e plásticas referentes ao calendário escolar;
Ø Observar elementos que
constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø Classificar os diferentes tipos de
simetria através da construção de dobraduras.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: Artes
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Linguagem de representação: máscaras (balão, papel, etc),
Ø
Mosaico,
Pontilhismo;
Ø
Desenho
de observação/livre;
Ø
Dobradura;
Ø
Esculturas/Folclore;
Ø
Cubismo – artistas e obras
Ø
Percussores do cubismo, conhecendo Picasso
Ø
Artistas/Cartunistas
Ø
Cartazes / Cartões / Painéis
Ø
Releitura
de Os Girassois de Van Gogh
|
Ø Recriar obras de
artista e aproximá-las do mundo da arte.
Ø Observar elementos que
constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø Produzir mosaicos aplicando a técnica de pintura com lápis de
cor;
Ø Fazer arte com palitos de picolé,
EVA, fitas cetim para o dia das mães/pais;
Ø Retratar através de estória em
quadrinho, história do cotidiano ou reprodução textuais; Confeccionar
esculturas com massinha ou argila relacionando ao folclore;
Ø Montar, com material reciclável,
personagens do folclore brasileiro;
Ø Compreender e discutir mitos e
lendas do folclore brasileiro;
Ø Ter autonomia para se expressar,
fazer e apreciar a arte;
Ø Desenvolver a competência estética e
artística nas diversas modalidades da Arte;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: Artes
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Linguagem sonora: músicas, danças,
poesia, coreografias, paródias, parlendas;
Ø Música · História e estilos da
música, instrumentos musicais;
Ø Dança: gestos e movimentos
(coreografias).
Ø Observar imagens, identificar
características e reproduzi-las
Ø Desenvolver trabalhos bidimensionais
explorando ritmos, formas, movimentos e cores.
Ø Recorte colagem bidimensional http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26482
Ø Conhecer museus e lugares, através da
internet
|
Ø Criar ou reproduzir coreografias,
paródias e dramatizações.
Ø Recriar obras de
artista e aproximá-las do mundo da arte.
Ø Recontar histórias antigas e/ou
criá-las
Ø Pesquisar piadas (infantil),
trava-línguas ou o que é, o que é para Roda de Arte
Ø Compor painel coletivo sobre as
Olimpíadas 2016
Ø Reproduzir objetos com materiais
recicláveis
Ø Pesquisar (vídeos) criar/recriar e
executar coreografias;
Ø Utilizar letras de canções e criar
paródias;
Ø Observar elementos que
constituem um desenho respeitando posição e proporção.
Ø Experimentar e articular entre as
expressões corporal, plástica e sonora;
Ø Exercitar a percepção, reflexão,
sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
4º Bimestre
|
DISCIPLINA: Artes
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Teatro:
cenário, figurino, maquiagem, etc;
Ø
Jogos:
dramatização e teatro de fantoches;
Ø
Literatura
de Cordel;
Ø
Conhecer a técnica do desenho tridimensional;
Ø Vinicius de Carvalho – Pintura em
azulejo- É bem Mato Grosso;
Ø Reeleitura de obras artistas de Mato
Grosso, Regional e Municipal;
Ø Cartunistas de Mato Grosso;
Ø Reeleitura das obras de José Augusto;
Ø Pesquisar cartunistas de Mato Grosso;
|
Ø
Pesquisar
textos e criar encenação considerando: música; cenário, figurino, maquiagem e
som;
Ø
Participar
de atividades de expressão corporal, como musical;
Ø
Observar elementos que constituem um desenho
respeitando posição e proporção.
Ø
Pesquisar
vida e obra de artistas Estaduais, Regionais e Municipais;
Ø
Pintar
uma tela com tinta guache e pincéis, inspirados nas obras de artistas através
da releitura;
Ø
Apreciar
e valorizar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos da
pré-história e na contemporaneidade;
Ø
Identificar
a importância do reaproveitamento de todo e qualquer material reciclável;
Ø
Identificar
o contexto cultural no qual o aluno inserido;
Ø
Relacionar
a arte às demais disciplinas.
Ø
Adquirir
capacidade de fazer retrospectiva dos conteúdos bimestrais com ênfase nas
avaliações.
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
1º Bimestre
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
|
OBJETIVOS
Ø
Respeitar
e considerar, de acordo com os PCN´s, que as crianças ao ingressarem na
escola, possuem uma série de conhecimentos sobre o movimento, o corpo e a
cultura corporal, fruto de experiências pessoais, das vivências diárias no
seu ciclo e das informações adquiridas pelos meios de comunicação.
Ø
Resgatar a prática de jogos de rua como forma de recreação
e vivência de regras;
Ø
Desenvolver
as habilidades de utilização dos movimentos como instrumento de comunicação e
expressão;
Ø
Despertar
o interesse dos alunos nos esportes que atendem à necessidade de competição e
lazer.
Ø
Proporcionar
aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação e
respeito, estimulando a participação, independente do resultado;
Ø
Propiciar
comportamentos e valores para a boa convivência em grupos;
Ø
Desenvolver
atividades para a orientação no espaço, discriminando localização, direção,
coordenação e dimensão;
Ø
Melhorar
o desempenho nas atividades que requeiram força e resistência; flexibilidade,
agilidade, lateralidade e velocidade;
Ø
Desenvolver habilidades recreativas, com regras simples e
adaptadas, cooperativas e de competição;
|
||
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Lateralidade
Ø Exercícios de coordenação motora
dinâmica ( braço ao mesmo tempo que a perna, mão esquerda no ombro direito);
Ø Brincadeiras de roda;
Ø Vídeos de práticas esportivas
Ø Jogo de palavras, memória;
Ø Dinâmicas de memorização (Profissões,
frutas, cidades);
Ø Aulas de alongamento em dupla e
individual;
Ø Teoria de regras de alguns esportes;
Ø Figuras de ilusão de óptica;
Ø Noções de primeiros socorros;
Ø Jogos de pebolim, bete, boliche, bola;
Ø Futsal
|
Ø
Demonstrar
e explicar brincadeiras aprendidas em contexto extracurricular,
Ø
Criar
e participar de outros jogos/brincadeiras, com suas regras específicas;
Ø
Participar
das atividades físicas propostas com respeito às regras e sem discriminação
dos colegas;
Ø
Participar
de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa
e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razão sociais,
sexuais ou culturais;
Ø
Participar
e criar jogos/brincadeiras;
Ø
Discutir
e/ou debater regras para os jogos/brincadeiras;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
2º Bimestre
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Olimpíadas 2016 (Pesquisar a
história, as modalidades esportivas, os continentes e os países);
Ø Brincadeiras de roda;
Ø Exercícios de destreza (acertar o
alvo);
Ø Reproduzir movimentos e sons
(animais);
Ø Jogos de raciocínio;
Ø Atividades com mímicas;
Ø Confecção de peteca alternativa;
Ø Anatomia superficial (apenas conhecer
o próprio corpo), aula expositiva com o esqueleto;
Ø Jogos de pebolim, bete, boliche, bola;
Ø Futsal
|
Ø Compreender a História e quais os
Continentes e países participantes das Olimpíadas 2016 (interdisciplinar com
Geografia e História);
Ø Participar de atividades
competitivas respeitando regras e os colegas envolvidos;
Ø Respeitar o desempenho dos colegas,
atletas, crianças mais velhas e mais novas;
Ø Reconhecer os valores fundamentais à
vida: amor, respeito, solidariedade, companheirismo, cooperação, dignidade,
justiça, caráter, perseverança, superação, autoestima, etc;
Ø Conhecer os limites e as
possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas
atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para a
manutenção de sua própria saúde;
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 2ª FASE DO 2º CICLO – 5º ANO –
2016
3º Bimestre
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø
Jogos e
brincadeiras de cultura familiar (Populares)
Ø
História dos esportes;
Ø
Dança: recreação
socialização (ritmos diversos, montagem de coreografias).
Ø
Atletismo;
Ø
Relaxamento
com músicas;
Ø Gincanas entre a turma;
Ø
Jogos
de pebolim, bete, boliche, peteca pingue e
pongue;
Ø
Futsal
|
Ø Confeccionar petecas (em equipe, duplas);
Ø Aprender cumprir algumas regras;
Ø Pesquisara e trazer para a classe brincadeiras antigas;
Ø Conhecer a história
dos esportes: suas características, objetivos, regras, etc
Ø Reconhecer desafios e criar
estratégias para vencê-los, percebendo seus limites;
Ø Adotar atitudes de respeito mútuo,
dignidades e solidariedade em situações lúdicas e esportivas;
Ø Divertir-se e
entreter-se enquanto desenvolve o estímulo mental e físico
|
4º Bimestre
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
|
|
Ø Jogos com estafetas (esperar a vez,
sequência, concentração, dificuldades );
Ø Brincadeiras com garrafa pet;
Ø Brincadeiras e jogos pré – desportivos;
Ø Pebolim, bete, boliche, pular corda;
Ø Danças utilizando ritmos brasileiros;
Ø Gincanas entre salas na semana da
criança;
Ø Futsal
|
Ø Aprender confeccionar brinquedos para
jogos com garrafas pet e/ou outros materiais recicláveis;
Ø Conhecer, valorizar, apreciar e
desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultural corporal,
adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sócias,
sexuais ou culturais;
Ø Criar e participar de outros jogos/brincadeiras,
com suas regras específicas;
Ø Aprender e valorizar as diferentes
formas de brincar.
Ø Adotar atividades de respeito mútuo,
dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando
solucionar os conflitos de forma não violenta;
|
Observação: Formatado papel ofício
Referências Bibliográficas
AIDAR, Márcia Marinho A Aventura de Saber Matemática –
Editora Leya - Brasília – DF, 1ª Edição, 2013
APOLINÁRIO,
Maria Raquel Projeto Pitanguá: História – Editora Moderna – 3ª Edição, 2011
BRASIL,
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes-
Brasília MEC /SEF, 1997
BRASIL,
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação
Física - Brasília MEC/SEF, 1997
BRODBECK Marta
de Souza Lima – Aconteceu, Já é História
- Módulo Editora– 2ª edição, 2011
CAMARGO Carolina Reuter e BONDUKI, Sandra - Coleção
Brasiliana – Ciências – Editora IBEP, , Brasília, DF - 2ª Edição, 2013
CAVALCANTE,
Maria Eugênia Bellusci e TAVARES, Rosimeire Aparecida Alves - A
Escola é Nossa –– 3ª Edição – Editora Scipione – São Paulo SP
CEVÉQUIA
Márcia Paganini – A Escola é Nossa - Língua Portuguesa, Editora Scipione – 4ª
Edição 2011
DAMASI
Angélica Prado TIBIRIÇÁ, Cristina Projeto Prosa – Geografia - Brasília,
DF Editora Saraiva – 2ª Edição, 2013
FREIRE, J.B.e Alcides, J. Educação como prática corporal,
SCIPICONE, 2003.
GARCIA
Jacqueline – Conhecer e Crescer, Editora Educacional – Brasília DF - 3ª
Edição, 2013
GIARETTA, Liz
Andreia e PINELA, Thatiane - A Conquista
da Matemática, 4º e 5º Anos
LIMA, Mirna - Porta
Aberta Geografia - Editora FTD – 1ª Edição 2011, Brasília DF
MACIEL, Laura
Antunes - O Mato Grosso e Sua História – 4ª edição – Base Editorial 2011
MAESTU,
Juliana, Projeto Buriti – Geografia -, 2ª Edição, São Paulo:Editora
Moderna, 2013
MUNHOZ,
Aida Ferreira Silva NAZARETH, Helenalda
Resende Souza, TOLETO Maria Barros de Almeida, - Fazer, Compreender
e Criar em Matemática -Editora IBEP – 4ª Edição, 2011
ORIENTAÇÕES
Curriculares: Concepções para a Educação Básica Secretaria de Estado da Educação do
Mato Grosso – Cuiabá, SEDUC - 2010
PEREIRA, Érica
Regina Santana - Conhecer e Crescer – Ciências-– Editora Escala Educacional, 3ª
São Paulo, edição, 2013
PROENÇA,
Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/Graça
Proença. São Paulo: Ática, 2007.
SILVA, Celia
Cris e FERRONATO, Vera Lúcia A aventura do Saber – Língua Portuguesa, Editora
Leya, 1ª Edição, 2011
VESENTINI,
J. Wiliam. Aprendendo sempre: História; 5º ano do
Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!