Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2014
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 2ª fase “A” (5º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e
Informática na Educação
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Resumos de Livros
Objetivo Geral: Ensinar fazer resumos de livros
Objetivos Específicos:
- Melhorar
a leitura a interpretação e a escrita;
- Ensinar
estrutura textual (parágrafo, travessão, pontuação, falas do autor, etc);
- Identificar
as diferentes formas de resumo de uma mesma obra literária;
- Compreender
como fazer resumos de forma coerente, dando ênfase à ideia central da obra.
- Trabalhar
a escrita espontânea;
- Valorizar todos os fatos narrados;
- Demonstrar processos de escolha com respeito ao outro;
- Provocar a atenção dos alunos quanto ouvir e memorizar;
Estratégias:
- Selecionar
vários resumos de uma mesma obra para a aula;
- Apresentar
vários exemplos de resumos de um mesmo livro para os alunos;
- Fazer
a apresentação dos resumos e de vídeos no Projetor de Multimídias;
- Explicar
e apontar a estrutura textual dos resumos;
- Fazer
uma roda de contação de histórias;
- Pedir
aos alunos para escreverem as histórias contadas pelos colegas ou suas
próprias.
Justificativa:
Para trabalhar fichas de leitura de uma mesma obra, esbarrei em um
problema característico em todos os alunos.
Ao fazer o resumo querem escrever a mesma – ou quase – história, e,
ainda justificam que leram o mesmo livro.
Por isso, achei melhor trabalhar com resumos de uma mesma obra, para
depois trabalhar com fichas de leitura, pois o meu objetivo, nesse posterior
trabalho: “Resumos de uma mesma obra”, é trabalhar os vários ângulos de uma
mesma narrativa e interagir os alunos para que compreendam e respeitem a
capacidade e competência de cada um.
Outro problema – advindo das escolas públicas – de fazer fichas de
leitura de uma mesma obra é que nossas bibliotecas nunca têm vários volumes de
uma mesma obra e, tampouco, todos os alunos têm condições de comprar. Então
encontrei a solução, baixando a obra de interesse e apresentando para toda a
turma no projetor de multimídias.
Etapas:
1° Momento:
- Apresentar
resumos da Obra: “A maior Flor do Mundo” de José Saramago;
- Fazer
leitura compartilhada;
- Debater
as diferenças entre os resumos;
- Questionar
com interrogações como:
- Qual
dos resumos apontou melhor a história do livro?
- A
quantidade de linhas escritas define se o resumo é bom ou ruim?
- Nos
resumos que vimos tem exemplos de textos extensos bons, textos extensos
ruins, textos pequenos bons e textos pequenos ruins. Qual é a conclusão
disso?
- Falar
sobre a importância de focar no resumo a ideia central da história
(livro).
2° Momento:
- Chamar
aluno a aluno no Projetor de Multimídia para ensinar/praticar como
acessar, digitar, estruturar, salvar no pendrive e publicar o resumo no
blog
3° Momento:
- Mostrar
a obra: A maior Flor do Mundo de José Saramago;
- Apresentar
o Vídeo – convertido do You Tube – Que o próprio autor narra a História
4° Momento:
- Explicar
aos alunos que cada um pode contar uma história de tema livre. Pode ser:
verídicas ou Fictícias (inventadas);
- Escrever
na lousa o nome dos alunos que querem contar história;
- Esclarecer
as regras, isto é: todos os alunos devem ficar atentos na contação da
história, pois, depois deverá escrever a historia que mais gostou;
- Se
houver interesse da turma poderá fazer uma votação da melhor narrativa,
tomando os devidos cuidados para evitar constrangimentos;
- Filmar
a contação de histórias e deixar os alunos que estão com suas câmaras e/ou
celulares filmarem também;
- Postar
no you tube e Blog da turma: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com
5º Momento:
- Avisar
que concluídas as apresentações, cada aluno deverá escolher, entre as
história que foram contadas, àquela que querem escrever;
- Levar
os alunos ao laboratório para digitar os textos e publicar no blog da
turma
Material de apoio:
- Livro
baixado: A Maior Flor do Mundo de José Saramago
- Projetor
de Multimídias
- Laboratório
de Informática
- Pendrive
- Software
Linux Ubuntu (Editor de textos Writer)
- Tecnologia
de Blogger
- Cadernos,
canetas, lápis, borracha, giz e lousa
Conteúdos Complementares:
- Ortografia
- Estrutura
textual(pontuação, parágrafo, travessão, falas do autor
- Digitação
- Socialização
- Respeito
e organização de grupos
- Tecnologia
de blogger
- Ampliação
o vocabulário
- Socialização
dos alunos/alunos e alunos/professora
- Utilização
de recursos digitais
- Expressão
oral, dicção e postura corporal frente ao público.
Webibliografia:
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U
Anexos:
Links das Apresentações: Amizades: respeitando as diferenças. Alunas
Júlia e Wendy https://www.youtube.com/watch?v=CY6AYq2aYFs&feature=youtu.be
Lendas: (Causos) – O Negro d’ Água - Aluno Isaias - https://www.youtube.com/watch?v=wTHDGQcJnug&feature=youtu.be
Piada – O tombo de Bis - Aluno Gabriel - https://www.youtube.com/watch?v=vfJcIi9-Ymc&feature=youtu.be
Links das produções textuais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!