 I
-  Leia o texto:
I
-  Leia o texto:
         A TARTARUGA E A LEBRE
Num certo dia, a tartaruga desafiou
a lebre para uma corrida, mas as suas amigas riram dela dizendo: 
       ___Pobrezinha, é mesmo muito ingênua!
Sua amiga mais íntima veio lhe
aconselhar.  
    
  ___Você está maluca? Apostar corrida com o
bicho mais veloz da mata? Vai perder feio e passar vergonha!
Mas a tartaruga não se deixou
intimidar. 
        ___Deixe estar, deixe estar. 
No dia marcado, a lebre e a tartaruga,
após se aquecerem, se posicionaram para a corrida.
O macaco deu o tiro de largada. Sob
aplausos das torcidas, começou a corrida do século.
Em menos de um minuto a lebre já
havia ganhado tanta distância da tartaruga que resolveu tirar uma soneca.
       ___Aquela tartaruga tola vai demorar uma vida inteira
para chegar até aqui. Vou aproveitar para descansar. Deitou-se à
sombra de uma árvore e adormeceu profundamente. 
A tartaruga veio caminhando lenta e
silenciosamente passando por ela sem que a mesma percebesse. Quando a lebre
acordou ficou sabendo que a tartaruga tinha vencido a corrida. Ficou
inconformada, mas teve de aceitar a realidade.
Moral da história: Nem sempre os mais velozes chegam
primeiro. 
*Esopo. **Fábulas De Esopo. São Paulo:
Companhia Das Letrinhas, 1994
*Esopo
são contos de justiça, moralidade, sagacidade e inteligência.  Esopo foi um escravo, que foi libertado pelo
seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Esopo viajou pelo mundo,
contando suas histórias.
**Fabulas:
são narrativas cujos personagens são geralmente animais com características
humanas e o desenlace reflete uma lição de moral.
II - Análise do texto:
- Quantos parágrafos há no texto: A Tartaruga e a Lebre?____________________________
- E quantos travessões?_____________________________________________________
- Para que usamos travessão o texto?___________________________________________
III - Observe estas frases e relacione
conforme a pontuação:
| 
(.) ( A ) Ponto
  final: que aponta o final de uma frase. | 
(     ) Você
  está maluca? Apostar corrida com o bicho mais veloz da mata? | 
| 
(–) ( B )travessão:
  usamos no inicio de diálogos ou para destacar partes de uma frase. | 
(     ) Vai
  perder feio e passar vergonha! | 
| 
(!) ( C )Ponto de
  exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc. | 
( 
  ) Deitou-se à sombra de uma árvore e adormeceu profundamente.  | 
| 
(?) ( D )Ponto de
  interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta. | 
(   ) Moral da história: Nem sempre os mais velozes chegam
  primeiro.  | 
| 
(:) ( E )dois
  pontos: é usado para iniciar uma explicação. | 
(     ) Ficou
  inconformada, mas teve de aceitar a realidade. | 
| 
(,) ( F )vírgula:
  indica uma pausa na leitura. | 
(     ) ___Deixe estar, deixe estar.  | 
IV – Ortografia (escrita correta)
1 - Observe o texto e localize as palavras
com: ch, nh, lh e complete corretamente as colunas:
| 
ch | 
nh | 
lh | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
|  |  |  | 
V – Marque um (X) na resposta correta
de acordo com o vocabulário (significado) das palavras
1
- Na frase: Mas a
tartaruga não se deixou intimidar. A palavra destacada significa:
| 
     a)    
  (     ) Ficar feliz    | 
b)    
  (     ) Ficar com medo | 
2 - Na frase: Sob aplausos das
torcidas, começou a corrida do século. A
palavra Sob significa:
| 
     a)    
  (     ) em cima de aplausos    | 
b)    
  (     ) de baixo de aplauso | 
VI - Interpretação do texto:
- Qual personagem deu o tiro da largada da corrida?______________________________________________________
- Por que a lebre resolveu tirar uma soneca?______________________________________________________
- Em que momento a lebre percebeu que a tartaruga havia ganhado a corrida?_______________________________________________________
- Esta história é uma fábula, e todas elas passam uma mensagem que chamamos de moral da história. Qual é a moral desta história?_______________________________________________________
- O autor do texto é Esopo. Segundo o texto quem foi Esopo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________VII - Complete
com as quantidades: 60 ou 100
a) Um
século corresponde a ......................................................................................................anos
b)  Uma
hora corresponde
a.....................................................minutos



 
Descobri o BLOG estou encantada pelas atividades com Fábulas e as compreensões. obrigada. ire trabalhar com recursos do blog. nota 10.
ResponderExcluirSEMPRE ESTAREI BUSCANDO ATIVIDADES, POIS AJUDA ME MUITO NO MEU DIA A DIA DE TRABALHO. MUITO OBRIGADA.
ResponderExcluir