Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

quarta-feira, 2 de março de 2016

Leitura, Interpretação, Escrita e Pontuação

Texto explicativo em elipse: Atividades de Língua Portuguesa para 5º Ano

I -  Leia o texto:


         A TARTARUGA E A LEBRE


Num certo dia, a tartaruga desafiou a lebre para uma corrida, mas as suas amigas riram dela dizendo:
       ___Pobrezinha, é mesmo muito ingênua!
Sua amiga mais íntima veio lhe aconselhar. 
       ___Você está maluca? Apostar corrida com o bicho mais veloz da mata? Vai perder feio e passar vergonha!
Mas a tartaruga não se deixou intimidar. 
        ___Deixe estar, deixe estar. 
No dia marcado, a lebre e a tartaruga, após se aquecerem, se posicionaram para a corrida.
O macaco deu o tiro de largada. Sob aplausos das torcidas, começou a corrida do século.
Em menos de um minuto a lebre já havia ganhado tanta distância da tartaruga que resolveu tirar uma soneca.
       ___Aquela tartaruga tola vai demorar uma vida inteira para chegar até aqui. Vou aproveitar para descansar. Deitou-se à sombra de uma árvore e adormeceu profundamente. 
A tartaruga veio caminhando lenta e silenciosamente passando por ela sem que a mesma percebesse. Quando a lebre acordou ficou sabendo que a tartaruga tinha vencido a corrida. Ficou inconformada, mas teve de aceitar a realidade.
Moral da história: Nem sempre os mais velozes chegam primeiro. 
*Esopo. **Fábulas De Esopo. São Paulo: Companhia Das Letrinhas, 1994
*Esopo são contos de justiça, moralidade, sagacidade e inteligência.  Esopo foi um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Esopo viajou pelo mundo, contando suas histórias.
**Fabulas: são narrativas cujos personagens são geralmente animais com características humanas e o desenlace reflete uma lição de moral.

II - Análise do texto:
  1.  Quantos parágrafos há no texto: A Tartaruga e a Lebre?____________________________
  2. E quantos travessões?_____________________________________________________
  3. Para que usamos travessão o texto?___________________________________________

III - Observe estas frases e relacione conforme a pontuação:
(.) ( A ) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
(     ) Você está maluca? Apostar corrida com o bicho mais veloz da mata?
(–) ( B )travessão: usamos no inicio de diálogos ou para destacar partes de uma frase.
(     ) Vai perder feio e passar vergonha!
(!) ( C )Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
(  ) Deitou-se à sombra de uma árvore e adormeceu profundamente. 

(?) ( D )Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
(   ) Moral da história: Nem sempre os mais velozes chegam primeiro. 
(:) ( E )dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
(     ) Ficou inconformada, mas teve de aceitar a realidade.
(,) ( F )vírgula: indica uma pausa na leitura.
(     ) ___Deixe estar, deixe estar. 

IV – Ortografia (escrita correta)
1 - Observe o texto e localize as palavras com: ch, nh, lh e complete corretamente as colunas:
ch
nh
lh










V – Marque um (X) na resposta correta de acordo com o vocabulário (significado) das palavras
1 - Na frase: Mas a tartaruga não se deixou intimidar. A palavra destacada significa:
     a)     (     ) Ficar feliz  
b)     (     ) Ficar com medo
2 - Na frase: Sob aplausos das torcidas, começou a corrida do século. A palavra Sob significa:
     a)     (     ) em cima de aplausos  
b)     (     ) de baixo de aplauso

VI - Interpretação do texto:
  1. Qual personagem deu o tiro da largada da corrida?______________________________________________________
  2. Por que a lebre resolveu tirar uma soneca?______________________________________________________
  3. Em que momento a lebre percebeu que a tartaruga havia ganhado a corrida?_______________________________________________________
  4. Esta história é uma fábula, e todas elas passam uma mensagem que chamamos de moral da história. Qual é a moral desta história?_______________________________________________________
  5.  O autor do texto é Esopo. Segundo o texto quem foi Esopo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________VII - Complete com as quantidades: 60 ou 100
a) Um século corresponde a ......................................................................................................anos
b)  Uma hora corresponde a.....................................................minutos



2 comentários:

  1. Descobri o BLOG estou encantada pelas atividades com Fábulas e as compreensões. obrigada. ire trabalhar com recursos do blog. nota 10.

    ResponderExcluir
  2. SEMPRE ESTAREI BUSCANDO ATIVIDADES, POIS AJUDA ME MUITO NO MEU DIA A DIA DE TRABALHO. MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!