Objetivo Geral: incentivar a amizade entre os alun@s da turma do 5º Ano.
Justificativa: entre os alunos (meninos e meninas) havia preconceito quanto a amizade entre menino/menino e menina/menina.
Por exemplo, se fossem fazer uma atividade em grupo, era uma complicação enorme. Na opinião da turma se sentassem menino/menina era namoro e se sentassem duplas do mesmo sexo era motivo de risadinhas maliciosas.
Objetivos Específicos:
Justificativa: entre os alunos (meninos e meninas) havia preconceito quanto a amizade entre menino/menino e menina/menina.
Por exemplo, se fossem fazer uma atividade em grupo, era uma complicação enorme. Na opinião da turma se sentassem menino/menina era namoro e se sentassem duplas do mesmo sexo era motivo de risadinhas maliciosas.
Objetivos Específicos:
- trabalhar recorte e pintura
- Ensinar a escrita do nome próprio dos alunos
- Enfatizar o uso de letras Maiúsculas nas iniciais dos nomes dos alunos
- Mostrar que é bonita a amizade entre as pessoas, independente do sexo
- Interagir a turma e minimizar a formação de grupinhos por classe econômica.
Metodologia:
- Risquei corações em uma folha de papel sulfite e entreguei somente para a metade da turma recortar, assim:
- Esta parte dos corações emendados ficou com os alunos que recortaram. O critério para escolher quem devia recortar foi sorteio,
- Cada aluno que concluía o recorte ia me entregando os miolos dos corações. Esta parte aqui:
- Concluídos os recortes, solicitei um a um aos alunos para que pegassem em minha mesa os dois corações recortados;
- Pedi para que toda a turma colorissem bem bonito os corações
- Explique a eles que nenhum coração foi riscado no mesmo tamanho ou formato, portanto cada um teria seu par em particular, único
- Expliquei ainda sobre o valor da amizade entre as pessoas e que a partir daquela atividade, o colega que saísse nos corações seria o padrinho ou madrinha de turma todo o ano letivo, em qualquer situação escolar que o colega precisasse. Todos concordaram.
- Concluída a pintura, pedi que cada um escrevesse seu nome nos corações e fui liberando de dois em dois alunos para procurar seu par. O resultado foi foi bem positivo, pois todos aceitaram de bom grado seus afilhados/companheiros.
- Veja as atividades:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!