Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

sexta-feira, 28 de março de 2014

Plano de Aula de História/Língua Portuguesa e Informática na educação

Turmas: 4º e 5º anos (Ensino Fundamental I)
Tema: Escravidão no Brasil
Síntese textual e publicação na internet
Resumo
Nesta atividade, os alunos irão ler textos da Escravidão no Brasil, fazer uma síntese da compreensão, escrever nos cadernos, digitar e publicar no blog da turma.
Detalhe: A síntese dos alunos dará ênfase à compreensão – ainda que ingênua e simples – e  não a cópia)
Objetivos
Compreender a fase da escravidão no Brasil, melhorar a escrita/compreensão e a capacidade de fazer resumos.  Utilizar o software Editor de Textos (writer), para digitar os textos e a tecnologia do blogger para publicar na web
Tempo previsto - 8 h/aulas
Etapa 1 – Resumos
Software - nenhum
Solicitar aos alunos para que façam grupos com uma média de 4 integrantes e marcar as páginas dos textos que devem ser pesquisados (lidos)
Organizar o grupo de forma que cada um tenha sua função. Ex: Quem será o relator (a)?
Explicar como devem proceder para extraírem os fatos mais relevantes dos textos
Corrigir os cadernos e fazer as devidas ponderações
Etapa 2 – Publicação
Softwares – Editor de Textos (writer), internet e Tecnologia de blogger
Levar os alunos no laboratório de Informática para a digitação (antecipadamente deverá trabalhar o editor de textos do Linux e a tecnologia de blogger) e a publicação
Acessar o blog: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com e fazer a publicação
Neste link está a publicação dos alunos: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/search/label/HISTORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!