Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Porão Amaldiçoado

totalgifs.com barrinhas gif gif barra32.gif
Era mais de meia noite, eu acordei de um sonho lindo.
Resolvi ir até a cozinha tomar um copo de água.
Quando ia entrando... Eu vi um gato preto e fiquei com muito medo, gritei  e o gato  preto, de olhos  vermelhos  falou:
  __Vou te pegar menina de quatro olhos castanhos, quando você tiver dormindo.
      Nem dormi. De repente, avistei uma coisa preta lá fora e fiquei com muito medo e fui para o quarto da minha mãe.
Amanheceu, fui brincar no quintal e de repente uma sombra apareceu. Era o gato preto e me avisou.
  ___vou te pegar à noite.
O gato correu atrás de mim e eu corri para o porão da  casa. Lá  estava  escuro  e  estava  cheio  de  sombras.
 Então eu vi um pedaço de madeira perto de mim, o peguei e acertei na cabeça do gato e ele morreu.
Quando eu saí não vi mais a sombra.
  A  sombra  foi  embora  e   nunca  mais   me  assustou, mas  continuei  com  medo  do  bicho  papão. Então   corri  para  meu  quarto  e  orei  a  deus:
   ___Senhor, faça com que essa sombra vá embora.
 A sombra foi embora e eu continuei no quarto, estava chovendo muito e eu estava na janela.
O gato morreu na chuva.
Texto Coletivo
Autoria: Alunos do 4º ano 2013 da EE Gerson Carlos


Texto coletivoOportunidade para trabalhar

  • Sequência didática
  • Gêneros textuais.
  • Grau de aprendizagem
  • Fazer diagnóstico da leitura/escrita/compreensão
  • Zona proximal do desenvolvimento cognitivo
  • Troca de informações entre estudantes de uma mesma turma
  • A capacidade de autoria.



Atenção: Para que o trabalho dê o resultado esperado, é preciso que ocorra de forma organizada, evitando a dispersão, comum em atividades mais longas. Por isso, o professor deve preparar-se para usar estratégias que mantenham a classe atenta por mais tempo.
  
Etapas da Produção
1.    A professora escreveu o primeiro parágrafo do texto
2.    A proposta (a folha) passou em cada um dos alunos da sala
3.    Todos deram sua contribuição
4.    A seguir foi feita a leitura compartilhada
5.    O texto foi reestruturado na lousa quanto à pontuação, parágrafo, travessão, ortografia e todos participaram e copiaram.
6.    Definição do título, após várias sugestões foi feita uma votação e o texto foi batizado.
7.    Um aluno foi escolhido para digitar o texto e publicar no blog da turma

totalgifs.com barrinhas gif gif barra32.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!