Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Meio Ambiente: preservação das florestas, dos animais, das nascentes, da mata ciliar, da VIDA!

Carga horária: 16h/aula
Turma: 4º Ano
Disciplinas:Ciências, Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte
Esta aula interdisciplinar foi organizada com a seguinte sequência didática:

1º Momento:

  1. A turma do 4º Ano e eu conversamos sem compromisso e preocupações de quem SABE MAIS, sobre a importância dos recursos da natureza.
  2. Olhamos ao nosso redor e refletimos de onde vinha tudo que estávamos usando ou vendo: o mobiliário, o material escolar, o material do prédio da escola, o lanche, a água, o ar...
  3. Depois conversamos sobre o passado do Brasil, desde os idos de 1500. Olhamos imagens nos livros de história e lemos textos.
  4. Pensamos no nosso município desde a época da colonização (na sala tínhamos colegas netos ou sobrinho dos colonizadores) e tivemos depoimentos do tipo: "Professora minha vó disse que quando veio para cá só tinha a rua principal e que o resto era só mato. Disse que as arvores eram bem grandes e que tinha muitos bichos e pássaros." Outra aluna disse:"Ainda bem que os animais, peixes e pássaros ainda não acabaram, né professora?"
  5. Falamos ainda na altura das árvores, no tempo que elas levam para atingir tais alturas, do alimento dos animais, da água limpa para os peixes, do oxigênio, da pesca das tartarugas, da matança dos animais, do lixo dos turistas, da nossa sorte de morarmos em um município rico em água e de que as crianças são os futuros usuários e portanto guardiões destas riquezas naturais.
2º Momento:

  1. Fizemos leitura de um material muito bom da "Aliança da Terra: O futuro de nossas florestas", de autoria das Profªs Flavia Pereira Lima e Elisa Barreto e ainda representante da Aliança da Terra Eduardo Pacífico.
  2. Após novas reflexões sobre as partes das plantas, chegamos na floração e nos frutos, então os alunos despertaram para o assunto polinização. Alguns deles não sabiam do que se tratava, outros sabiam que era através daqueles beijinhos e cheirinhos que davam alguns frutos, mas não sabiam que chamava POLINIZAÇÃO,  outros alunos tinham um bom conhecimento sobre polinização, até deram aulas para os demais. Explicaram que já tinha visto os beija-flores nos pés de mamão, as abelhas nos maracujazeiros e o pais deles já tinham explicado que  no piquizeiro o polinizador é o morcego.
3º Momento:

  1. Dividimos a sala em 4 grupos e disse a eles que deveriam fazer um esboço coletivo (em A4) de um desenho, expressando nossas conversas. Dei meia hora
  2. Pedi que viesse um grupo de cada vez para defender a ideia do desenho.
  3. Após todos os grupos apresentarem a ideia, entreguei um sulfitão para cada grupo, lápis preto e borracha e expliquei que cada um deixasse sua participação. Enfatizei que não tinha pressa e que eles também não deviam ter. Que podíamos gastar varias horas/aula desde que fizemos algo caprichos e de acordo com o tema. Porém, antes, ao separar os grupos, foi votado um líder.
  4. Como eram até 6 integrantes por grupo, eram muitas mãos no mesmo cartaz, então decidimos que alguns elementos do desenho poderiam ser feitos em outras folhas, coloridos, recortados e colados no cartaz. assim agilizamos o processo.
Algumas imagens da aula:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!