Segunda 08/06
Disciplinas: Matemática(3) e Educação Física(1)
Conteúdo: Problemas matemáticos – raciocínio lógico com adição, subtração e
multiplicação.
Objetivo Geral: adquirir a competência de compreender a operação da resolução do
problema
Metodologia: Passar problemas na lousa – 1 por vez – para cada aluno resolver
na lousa, com a ajuda da professora e no primeiro momento, sem ajuda dos
colegas. Depois caso o aluno ñ consiga raciocinar sozinho, é chamada a
participação daquele aluno que percebeu como resolver. Após a resolução,
a classe copia o problema e é dada uma nova participação do próximo aluno.
Assim acontece, sucessivamente até contemplar toda a classe.
A estratégia visa
principalmente, manter a atenção da classe e dessa forma fazer com que todos
aprendam.
Atividades
Aluno(a):____________________________________________________4º/5º
Ano
1- Resolva
os problemas matemáticos: Calcule e ilustre, quando necessário.
a) Uma
caminhonete saiu de uma horta com 15 caixas de tomate. Em cada caixa tem 13
quilos de tomate. Quantos kg de tomate há na caminhonete?
b) Somos
dois algarismos com parcelas iguais. A nossa soma é 40. Que numeral
somos?_____________
c) Somos
dois números. O nosso produto é 20. A nossa soma é igual a 9. Quem somos
_____e_______
d) Claudia
comprou 5 bonecas por R$ 25,00 cada uma. Quanto custou as 5 bonecas?
e) A
sala de aula do 6º ano esta trabalhando em grupos. A professora organizou em
duplas, trios e quartetos. Foram feitas 4 duplas, 3 trios e 2 quartetos.
Quantos alunos há na sala de aula do 6º ano?
f) Júlia
comprou um pacote de bala com 52 balas. Deu 25 balas para seu irmão. Com
quantas balas Júlia ficou?
g) Patrícia
foi às compras. Ela comprou: 1 cx de leite por R$ 3,50, 1 cartela de iogurte
por R$ 4,50, 4 maçãs por R$ 4,00 e uma caixa de bombom por 9,50. Quantos reais
Patrícia gastou? Patrícia pagou a conta com duas cédulas (notas) de 10 e
uma cédula (nota) de 5 reais. Quantos reais Patrícia recebeu de troco?
h) Dona
Ana comprou um par de tênis para seu filho por 85,00. Dona Ana pagou com uma
cédula (nota) de R$ 100,00. Qual o valor do troco de dona Ana?
i) Na horta de seu João tem 4 fileiras de
pés de tomates Em cada fileira tem 12 pés de tomates. Quantos pés de tomates
têm na horta de seu João?
j) Fernando
vende leite in natura. O litro de leite custa R$ 1,50. Fernando levou 12 litros
de leite, mas vendeu somente 6 litros de leite. Qual o total das vendas de
Fernando? Quantos litros ficaram sem vender?
k) Eduardo
comprou uma bicicleta por R$ 560,00. Deu R$ 250,00 de entrada. Quanto Eduardo
ficou devendo do valor da bicicleta?
l) Em um evento da escola a diretora
distribuiu as cadeiras em 12 filas em cada fila tenha 9 cadeiras. Quantas
cadeiras tinham no evento?
m) Em uma
compra do supermercado Sandra gastou R$ 246,00. Sandra pagou com 3 cédulas de
R$ 100,00. Qual o valor do troco de Sandra?
n) Comprei
uma calça jeans por R$ 100,00. Dei R$ 45,00 de entrada e fiquei devendo o
restante. Quanto fiquei devendo?
o) Antonio
levou 35 pés de alfaces na feira. Cada pé de alface custa R$ 2,00. Se Antonio
vender todos os pés de alfaces, qual será o valor de suas vendas?
p) Antonio
levou também batatas doces e cheiro verde. O quilo de batata é R$ 3,00 e o
pacote de cheiro verde é R$ 1,00. Antonio vendeu 6 kg de batatas e 7 pacotes de
cheiro verde. Quanto Antonio ganhou com estas vendas?
q) Leandro
é fazendeiro. Ele tem 2 pastos com vacas. Em um pasto tem 234 vacas e no outro
tem 258 vacas. Quantas vacas há nos dois pastos?
r) A
panificadora fez 3 centenas de pães e meia centena de roscas. Qual a produção
da panificadora?
s) Maria
tem 2 dezenas de laranjas e meia dezena de maçãs. Quantas frutas Maria tem?
t) Pedro
tem 2 dúzias de bolita. Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas
bolitas Pedro tem agora?
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