Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Planejamento Matemática: Adição, Subtração e Multiplicação – 4º Ano


Segunda 08/06
Disciplinas: Matemática(3) e Educação Física(1)
Conteúdo: Problemas matemáticos – raciocínio lógico com adição, subtração e multiplicação.
Objetivo Geral: adquirir a competência de compreender a operação da resolução do problema
Metodologia: Passar problemas na lousa – 1 por vez – para cada aluno resolver na lousa, com a ajuda da professora e no primeiro momento, sem ajuda dos colegas. Depois caso o aluno ñ consiga raciocinar sozinho, é chamada a participação daquele aluno que percebeu como resolver.  Após a resolução, a classe copia o problema e é dada uma nova participação do próximo aluno. Assim acontece, sucessivamente até contemplar toda a classe.
A estratégia visa principalmente, manter a atenção da classe e dessa forma fazer com que todos aprendam.
Atividades
Aluno(a):____________________________________________________4º/5º Ano
1-    Resolva os problemas matemáticos: Calcule e ilustre, quando necessário.
a)    Uma caminhonete saiu de uma horta com 15 caixas de tomate. Em cada caixa tem 13 quilos de tomate. Quantos kg de tomate há na caminhonete?
b)    Somos dois algarismos com parcelas iguais. A nossa soma é 40. Que numeral somos?_____________
c)     Somos dois números.  O nosso produto é 20. A nossa soma é igual a 9. Quem somos _____e_______
d)    Claudia comprou 5 bonecas por R$ 25,00 cada uma. Quanto custou as 5 bonecas?
e)    A sala de aula do 6º ano esta trabalhando em grupos. A professora organizou em duplas, trios e quartetos. Foram feitas 4 duplas, 3 trios e 2 quartetos. Quantos alunos há na sala de aula do 6º ano?
f)      Júlia comprou um pacote de bala com 52 balas. Deu 25 balas para seu irmão. Com quantas balas Júlia ficou?
g)    Patrícia foi às compras. Ela comprou: 1 cx de leite por R$ 3,50, 1 cartela de iogurte por R$ 4,50, 4 maçãs por R$ 4,00 e uma caixa de bombom por 9,50. Quantos reais Patrícia gastou? Patrícia pagou a conta com duas cédulas (notas)  de 10 e uma cédula (nota) de 5 reais. Quantos reais Patrícia recebeu de troco?
h)    Dona Ana comprou um par de tênis para seu filho por 85,00. Dona Ana pagou com uma cédula (nota) de R$ 100,00. Qual o valor do troco de dona Ana?
i)       Na horta de seu João tem 4 fileiras de pés de tomates Em cada fileira tem 12 pés de tomates. Quantos pés de tomates têm na horta de seu João?
j)      Fernando vende leite in natura. O litro de leite custa R$ 1,50. Fernando levou 12 litros de leite, mas vendeu somente 6 litros de leite. Qual o total das vendas de Fernando? Quantos litros ficaram sem vender?
k)     Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 560,00. Deu R$ 250,00 de entrada. Quanto Eduardo ficou devendo do valor da bicicleta?
l)       Em um evento da escola a diretora distribuiu as cadeiras em 12 filas em cada fila tenha 9 cadeiras. Quantas cadeiras tinham no evento?
m)  Em uma compra do supermercado Sandra gastou R$ 246,00. Sandra pagou com 3 cédulas de R$ 100,00. Qual o valor do troco de Sandra?
n)    Comprei uma calça jeans por R$ 100,00. Dei R$ 45,00 de entrada e fiquei devendo o restante. Quanto fiquei devendo?
o)    Antonio levou 35 pés de alfaces na feira. Cada pé de alface custa R$ 2,00. Se Antonio vender todos os pés de alfaces, qual será o valor de suas vendas?
p)    Antonio levou também batatas doces e cheiro verde. O quilo de batata é R$ 3,00 e o pacote de cheiro verde é R$ 1,00. Antonio vendeu 6 kg de batatas e 7 pacotes de cheiro verde. Quanto Antonio ganhou com estas vendas?
q)    Leandro é fazendeiro. Ele tem 2 pastos com vacas. Em um pasto tem 234 vacas e no outro tem  258 vacas. Quantas vacas há nos dois pastos?
r)      A panificadora fez 3 centenas de pães e meia centena de roscas. Qual a produção da panificadora?
s)     Maria tem 2 dezenas de laranjas e meia dezena de maçãs. Quantas frutas Maria tem?

t)      Pedro tem 2 dúzias de bolita.  Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas bolitas Pedro tem agora? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!