Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Planejamento Anual 4º Ano

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROF. GERSON CARLOS DA SILVA
PLANEJAMENTO ANUAL
TURMA: 1ª FASE DO 2º CICLO (4º ANO)
PROFESSORA: Coraci Machado Araújo                                    


Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire





Bom Jesus do Araguaia, 2015


PLANEJAMENTO ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º semestre
DISCIPLINA: Língua Portuguesa

CONTEÚDOS – Aprender  a conhecer
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA – Aprender a fazer

LEITURA

Ø  Informativa
Ø  Poética
Ø  Instrucional
Ø  Narrativa
Ø  Literária
Ø  Correspondência
Ø  Descritiva
Ø  Jornalísticos,
Ø  Fábulas,
Ø  Contos,
Ø  Tirinhas.


PRODUÇÃO ORAL

Ø  Reprodução oral de textos a partir de histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø  Reprodução oral de histórias através de desenhos.
Ø  Reprodução oral de histórias ou textos literários e da cultura popular.

PRODUÇÃO ESCRITA

Ø  Textos narrativos
Ø  Bilhetes
Ø  Textos descritivos.
Ø  Textos informativos e instrucionais
Ø  Cartas
Ø  Poéticos,
Ø  Caça palavras e palavras cruzadas
Ø  Letras de músicas
ANALISE LINGUÍSTICA
Ø  Reestruturação de texto do aluno e de texto impresso
Ø  Interpretação e compreensão de textos
Ø  Sequência lógica de ideias
Ø  Elementos de apresentação: título, parágrafo, margem, espaço entre palavras  divisão de silabas (no texto),  pontuação e  legibilidade
Ø  Ordem alfabética
Ø  Alfabeto maiúsculo e minúsculo
Ø  Tipos de frases
Ø  Acentuação das palavras
Ø  M (antes de P e B)
Ø  Uso do S e do Z 
Ø  Palavras terminadas em oso, isar, izar
Ø  Substantivo comum e próprio
Ø  Flexão do substantivo em gênero e número.
Ø  Sinônimo - Dicionário
Ø  Palavras com s/c depois das consoantes N, L, R
Ø  Substantivo/adjetivo
Ø  Palavras com til (~)
Ø  Palavras com SS e Ç
Ø  Substantivo coletivo
Ø  Grau dos substantivos

DATAS COMEMORATIVAS
Ø  Abril – Páscoa,
Ø  Maio: Dia das Mães
Ø  Junho – Cultura Festa Junina
Ø  Leitura fruição (por prazer) diária.
Ø  Projeto: Leitura e Escrita: “Autoria Protagonismo”
Ø  Leitura: silenciosa, coletiva, compartilhada, individual – por parágrafos ou estrofes.
Ø  Leitura de textos não verbais (imagens, gestos, expressões corporais)
Ø  Relatos do cotidiano aluno/aluno/professor.
Ø  Contar histórias, reproduzir oral e escrita histórias lidas e publicar no blog: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com 
Ø  Reescrever histórias e definir título apropriado para ela.
Ø  Produzir história em quadrinhos; 
Ø  Descrição de objetos, personagens e ambientes caracterizados de acordo com o que lhes representam.
Ø  Escrever bilhetes observando sua estrutura.
Ø  Linguagem formal/informal
Ø  Reestruturar textos coletivamente observando: sequência de ideias, paragrafação e pontuação.
Ø  Trabalhar com cópias como auxílio às produções  escritas individuais.
Ø  Trabalhar exercícios ortográficos e gramaticais  observando  aqueles apresentados nas produções dos alunos
Ø  Contar histórias incluindo a cultura popular 
Ø  Dramatizações
Ø  Elaborar listas de compras  
Ø  Biografia, autobiografia - “Registrando sua história em um diário.”  
Ø  Produzir convites.
OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Provocar o surgimento de alunos leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita e interpretação
Ø  Adequar o discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
Ø  Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
Ø  Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Textos narrativos e descritivos
Ø  Elementos de apresentação: título, parágrafo, margem, espaço entre palavras divisão de silabas (no texto),  pontuação e  legibilidade
Ø  Leitura
Ø  Interpretação de textos
Ø  Dificuldades ortográficas.


2º semestre
DISCIPLINA: Língua Portuguesa

CONTEÚDOS Aprender a conhecer
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA Aprender a fazer
LEITURA:
Ø  Informativa
Ø  Poética
Ø  Instrucional
Ø  Narrativa
Ø  Textos lúdicos e reflexivos: Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, cantigas, paródias, acrósticos, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas;
Ø  Leitura silenciosa, oral e compartilhada.
Ø  Ficha de leitura: oral e escrita.
Ø  Histórias (criadas, reproduzidas, fábulas, quadrinhos, partindo de gravuras e de softwares educacionais)
Ø  Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, , Slogan, Livros, Descrições, 
Ø  Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Ø  Transversal: Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética, relações humanas

 

PRODUÇÃO ORAL

Ø  Produção oral de histórias lidas.
Ø  Audição de histórias, músicas
Ø  Declamação de poesias

PRODUÇÃO ESCRITA

Ø  Textos narrativos, descritivos, poéticos e informativos.
Ø  Digitação de textos (SO Linux/software writer)
Ø  Carta, bilhete, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Ø  Mapas conceituais, cartazes
ANALISE LINGÜÍSTICA:
Ø  Palavras terminadas em izar/isar
Ø  Palavras com  f/v, t/d, p/b, c/g
Ø  S depois de N/L/R/SS
Ø  Palavras  terminadas em ez e eza
Ø  Palavras com ge/gi/ je/ji
Ø  Dificuldades ortográficas: L e U, G e J, R e RR, X e CH, ES e EX
Ø  Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Ø  Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Ø  Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos,  flexão dos substantivos número, gênero e grau
Ø  Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífen, uso do cedilha.
Ø  Ortografia das palavras com letras: g ou j, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, gue, gui, ce, ci, se, si, que, qui, l/u, ã, ão, am/an, na, m antes de p e b, s, ss, ç.

DATAS COMEMORATIVAS
Ø  Agosto: Dia dos pais, do Estudante, Folclore, do Soldado
Ø  Setembro: Independência do Brasil, dia da Árvore
Ø  Outubro: Dia da Criança, do Profess@r
Ø  Novembro: Dia da Proclamação da República, da Bandeira
Ø  Roda de conversa,
Ø  Declamação de poesias,
Ø  Empregar letra maiúscula corretamente
Ø  Identificar características de diferentes gêneros textuais (Notícias, Propagandas, Receita, Culinária, Charges, Música);
Ø  Conhecer noções de concordância verbal;
Ø  Empregar corretamente a ortografia, de acordo com o nível de conhecimento do 4º ano;
Ø  Grafar corretamente as palavras em diferentes situações
Ø  Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a sequência temporal,
Ø  Falar trava-línguas,
Ø  Escrever frases a partir de gravuras
Ø  Criar e escrever Acrósticos e Paródias
Ø  Defender suas ideias com argumentação
Ø  Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
Ø  Inferir sentido a uma palavra no seu contexto
Ø  Identificar afirmações explícitas e implícitas no texto,
Ø  Identificar a ideia central do texto
Ø  Identificar e descrever personagens,
Ø  Distinguir fala do narrador dos outros personagens;
Ø  Revisar textos coletivamente com ajuda do professor e em parceria com os colegas.
Ø  Produzir textos de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita, digitá-los e publicá-los

OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Relacionar os fatos com sua vivência;
Ø  Ler e gravar corretamente as palavras e frases, usando a pontuação adequada;
Ø  Produzir narrativas, aplicando os modos de organização textual, mudando personagens e o final e mantendo a coerência das ideias.
Ø  Ler, compreender e escrever
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Produção de textos: narrativas e história em quadrinhos.
Ø  Leitura e interpretação oral e escrita.
Ø  Pontuação

PLANEJAMENTO ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º semestre
DISCIPLINA: Matemática

CONTEÚDOS Aprender a conhecer
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA Aprender a fazer


Ø  Atividades de Classificação do SND
Ø  Classes e ordens, composição e decomposição, valor absoluto e relativo.
Ø  Números verificar a sequência de outras séries
Ø  Dobro e Triplo
Ø  Problemas com adição e subtração
Ø  Adição com 3 parcelas.
Ø  Tabelas
Ø  Algarismos romanos
Ø  Subtração com reserva até dezenas.
Ø  Cálculo Mental.
Ø  Leitura, escrita e representação de números.
Ø  Sucessor e antecessor.
Ø  Valor posicional de um número natural nas ordens: unidades, dezenas e centenas;
Ø  Ordenação: numerais ordinais
Ø  Figuras planas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo)
Ø  Números Romanos - Noção
Ø  Classificação dos polígonos.
Ø  Medidas de tempo (leitura de horas no relógio analógico e cálculos)
Ø  Classes e ordens, composição e decomposição, leitura.
Ø  Subtração com reserva até centenas.
Ø  Multiplicação até 10.
Ø  Problemas envolvendo as  adição, subtração e multiplicação
Ø  Leitura, escrita e representação dos numerais; 
Ø  Figuras planas (quadrado, círculo, triângulo, retângulo e esfera).
Ø  Leitura e produção de gráficos
Ø  Medidas de tempo.

Ø  História do SND.
Ø  Uso de material dourado, ábaco, quadro lugar-valor.
Ø  Cartazes
Ø  Situações problemas (as listas de compras, pesquisa no comercio, tabelas)
Ø  Planificação de embalagens.
Ø  Atividades de representação, leitura e escrita de números romanos e arábicos.
Ø  Recortes, colagens e elaboração de tabelas e gráficos
Ø  Tabuada lógica (grupos da mesma quantidade)
OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Desenvolver raciocínio lógico;
Ø  Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento da adição e subtração
Ø  Construir tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias;
Ø  Identificar a adição e subtração nos problemas matemáticos; 
Ø  Ler e interpretar tabelas na resolução de problemas matemáticos
Ø  Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;

PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Problemas envolvendo adição e subtração
Ø  Medidas de tempo
Ø  Leitura e representação de números
Ø  Operações: adição e subtração


2º semestre
DISCIPLINA: Matemática

CONTEÚDOS Aprender a conhecer
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA Aprender a fazer

Ø  Sistema de Numeração
Ø  Decimal: 0 a 99
Ø  Centenas: 999
Ø  Milhares: 9 999
Ø  Problemas envolvendo as 4 operações.
Ø  Adição (parcelas com diferentes números de ordens)
Ø  Subtração com reserva até unidade de milhar.
Ø  Multiplicação por 2 números.
Ø  Divisão até 9.
Ø  Divisão e multiplicação por múltiplos de 10.
Ø  Sistema monetário.
Ø  Medidas de massa (quilo).
Ø  Tratamento de Informação
Ø  Cálculo Mental.
Ø  Números fracionários: representação, leitura e escrita.
Ø  Termos da fração (numerador e denominador)
Ø  Adição e subtração de frações homogêneas.
Ø  Leitura, escrita, composição e decomposição, ordens e classes de números.
Ø  Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas simples
Ø  Adição (parcelas com diferentes números de ordens)
Ø  Multiplicação por 2 números.
Ø  Divisão por 2 algarismos.
Ø  Medidas de capacidade (litro)
Ø  Cálculo Mental.
Ø  Noções de retas e curvas (horizontal e vertical, curvas abertas e fechadas).
Ø  Leitura, escrita, composição e decomposição de ordens e classes de números.
Ø  Perímetro de figuras planas
Ø  Expressões numéricas simples
Ø  Uso de material dourado, ábaco, quadro lugar-valor.
Ø  Situações problemas através de cálculos do cotidiano
Ø  Decimal – de 0 a 99
Ø  Depois do 999, quais números vêm?
Ø  Depois do 9 999, quais números vêm? 
Ø  Atividades escritas de leitura, escrita e representação  números fracionários e cardinais.
Ø  Cartazes.
Ø  Atividades fracionárias.
Ø  Uso da balança. Pesquisa no comercio
Ø  Construção do tangran.
Ø  Montagem de figuras com o tangran.
Ø  Exploração das figuras que formam o tangran.
Ø  Receitas culinárias.
Ø    Situações problemas e cálculo mental com medidas de massa
Ø  Construção e interpretação de gráficos de barras.
Ø  Planificação de embalagens e calculo de perímetro.
Ø  Problemas matemáticos com ilustração
Ø  As medidas de comprimento massa e tempo no dia a dia
      



OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Desenvolver raciocínio lógico;
Ø  Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento das 4 operações;
Ø  Relacionar a multiplicação e a adição de parcelas iguais, construir tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias;
Ø  Dominar as quatro operações; 
Ø  Resolver expressões numéricas seguindo a ordem das operações; 
Ø  Representar frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
Ø  Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
Ø  Ler, interpretar e criar gráficos de colunas

PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Problemas envolvendo as quatro operações
Ø  Leitura, escrita, composição e decomposição dos numerais
Ø  Multiplicação e divisão  
Ø  Expressões numéricas simples
Ø  Leitura de gráficos









PLANEJAMENTO ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º semestre
DISCIPLINA: Geografia

CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA Aprender a fazer

Ø O município - Localização e espaço.
Ø Mapas: fronteiras, legendas, pontos cardeais;
Ø Minha casa, minha rua, meu bairro.
Ø As pessoas do bairro e suas origens.
Ø  Sistema solar;
Ø  Leitura cartográfica.
Ø  Município (localização):
Ø  Situar o município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;
Ø  Planta do município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);
Ø  Limites do município;
Ø  Espaço urbano.
Ø  Município (aspectos físicos):
Ø  Noção de relevo;
Ø  Relevo do município;
Ø  Clima do município;
Ø  Vegetação do município;
Ø  Conceito de hidrografia;
Ø  Hidrografia do município;
Ø  Inter-relação homem X natureza. 
Ø  município (aspectos econômicos):
Ø  Conceito de agricultura;
Ø  Agricultura do município;
Ø  Conceito de pecuária;
Ø  Pecuária do município;
Ø  Matéria prima e industrialização;
Ø  Indústria e comercio do município;
Ø  Conceito de importação e exportação;
Ø  Importação e exportação do município;
Ø  Turismo no município e região.

Ø  


Ø  Pesquisa no bairro e na rua
Ø  Trabalhar com o mapa do município
Ø  Tipos de mapas
Ø  Leitura e interpretação de mapas
Ø  Leitura e interpretação de legenda
Ø  Construção de mapas – do município e do bairro, ilustrar os pontos cardeais
Ø  Pesquisa sobre a origem dos familiares, dos atuais moradores do bairro.  
Ø  Murais e cartazes
Ø  Sínteses dos conteúdos através de imagens e vídeos
OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Estudar as relações entre sociedade e natureza,
Ø  Oferecer subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive.   
Ø  Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial; usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;
Ø  Perceber-se como ser integrante e transformador do meio em que vive;

PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  O município e seus aspectos físicos e demográficos.
Ø  Situação geográfica: área, limite e população
Ø  Clima
Ø  Hidrografia
Ø  Relevo
Ø  Os recursos naturais



2º semestre
DISCIPLINA: Geografia

CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
Ø  O município, o estado e o país
Ø O município e seus aspectos físicos e demográficos
Ø Situação geográfica: área, limite e  população
Ø Clima
Ø Hidrografia
Ø Relevo
Ø A formação do solo
Ø Os recursos naturais
Ø Vegetação, fauna e flora
Ø Meio ambiente
Ø Pecuária
Ø Agricultura
Ø Cartografia:
Ø O Município,
Ø O Estado de Mato Grosso,
Ø A região Centro-Oeste,
Ø O Brasil,
Ø O Mundo
Ø As capitais Brasileiras
Ø A UFs
Ø Noções da História e Geografia de MT

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA – Aprender fazer
Ø  Murais e cartazes
Ø  Sínteses dos conteúdos através de imagens e vídeos (TV, projetor e laboratório de Informática)
Ø  Pesquisas
Ø  Desenhos
Ø  Textos informativos
Ø  Mapas
Ø  Atividades de Leitura, oral e escrita
OBJETIVOS  - Aprender a ser e conviver
Ø  Ler e interpretar o mapa do Brasil, Regiões, Estados, capitais e UFs
Ø  Identificar a Região Centro-Oeste como a região em que moramos
Ø  Conhecer, fazer leituras e criar legendas
Ø  Ler gráficos de dados geográficos e econômicos de Bom Jesus do Araguaia e Mato grosso
Ø  Reconhecer a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
Ø  Manusear mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;
Ø  Apreender  noções de tempo, espaço e relações sociais;
Ø  Compreender a cultura experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Vegetação, fauna e flora
·        Cartografia:
Ø O Município,
Ø O Estado de Mato Grosso,
Ø A Região Centro-Oeste,
Ø  O Brasil,
Ø  Capitais, Estados, UFs












PLANEJAMENTO ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º semestre
DISCIPLINA: História

CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
Ø  Projeto Identidade: Quem sou Eu?
Ø  A Família: árvore genealógica
Ø  Resgatando Valores
Ø  Herança Cultural
Ø  Poderes executivo, legislativo e judiciário
Ø  O município, o estado e o país
Ø  O Descobrimento do Brasil
Ø  Os primeiros habitantes: os Xavantes.
Ø  A chegada dos portugueses no Brasil. 
Ø  A corte no Rio de Janeiro
Ø  Os Índios, negros e os Europeus
Ø  Relações de Trabalho
Ø  Meios de transporte e comércio
Ø  As grandes Navegações

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICAAprender a fazer
Ø  Trabalhar com  mapas
Ø  Textos informativos.
Ø  Entrevista
Ø  Cartazes
Ø  Pesquisas
Ø  Recursos áudio visuais (TV, projetor e laboratório de Informática)
Ø  Aula passeio
Ø  Livro didático
Ø  Mural  
Ø  Resgate cultural (jornais, revistas, documentário)  

Datas Comemorativas
Ø  Páscoa, Dia do índio, Tiradentes, Descobrimento do Brasil, dia das Mães


OBJETIVOS – Aprender  a ser e conviver
Ø  Compreender-se como integrante da História e da cultura a partir de sua vida e de sua árvore genealógica
Ø  Resgatar a cultura de seus antepassados
Ø  Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil durante a pré-história.
Ø  Desenvolver o conceito de vida sustentável a partir da leitura e interpretação de texto.
Ø  Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e o modo de vida europeu.
Ø  Conhecer exemplos de documentos que registraram os primeiros contatos entre indígenas e europeus.
Ø  Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
Ø  Descobrir o contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas.
Ø  Conhecer as fontes da história a partir da leitura e da interpretação do relato de viajantes portugueses.
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  A Família: árvore genealógica
Ø  Resgatando Valores
Ø  Herança Cultural
Ø  Poderes executivo, legislativo e judiciário
Ø  O município, o estado e o país


2º semestre
DISCIPLINA: História

CONTEÚDOS Aprender a conhecer

Ø Os direitos e deveres dos cidadãos.
Ø As festas e o folclore
Ø Os problemas sociais.
Ø Os símbolos brasileiros e os do município.
Ø Os primeiros habitantes do Brasil: Os índios, Os portugueses, Os africanos
Ø A consciência negra e a cultura afro-brasileira
Ø A formação das primeiras cidades.
Ø Introdução à história de Mato Grosso.
Ø A escravidão no Brasil
Ø Formas de Governo: Monarquia e República


ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA Aprender a fazer
Ø  Linha do Tempo
Ø  Mapas
Ø  Textos informativos.
Ø  Entrevista
Ø  Cartazes
Ø  Pesquisas
Ø  Debates
Ø  Recursos áudio visuais (TV, projetor e laboratório de Informática)
Ø  Aula passeio
Ø  Livro didático
Ø  Mural  
Ø  Resgate cultural (jornais, revistas, documentário)  

Datas Comemorativas: Dia dos Pais, do Estudante, da Proclamação da República, Dia da Bandeira, da Consciência Negra

OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Entender o contexto e os conflitos decorrentes do processo de ocupação do território brasileiro
Ø  Perceber as diferenças étnicas e culturais em nossa História
Ø  Discutir as condições gerais de transporte e de trabalho dos escravos no Brasil.
Ø  Problematizar a transição do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil.
Ø  Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante nas colônias e nas fazendas de café.
Ø  Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø As festas e o folclore
Ø Os problemas sociais do município.
Ø Os símbolos brasileiros e os do município.
Ø A escravidão no Brasil







PLANEJAMENTO ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º semestre
DISCIPLINA: Ciências

CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA – Aprender a fazer

Ø  Alimentação Equilibrada: as vitaminas dos alimentos
Ø  Higiene e Saúde:
Ø  Vermes intestinais
Ø  Saúde bucal
Ø   O Planeta Terra e a água
Ø   O sistema solar
Ø   Estações do ano
Ø   Nossa alimentação
Ø   Uma alimentação equilibrada
Ø   Por que os alimentos estragam? 
Ø  Conservação dos alimentos
Ø  As fases da vida
Ø  Identidade: Árvore Genealógica
Ø  Certidão de Nascimento
Ø  O que é ter vida 
Ø  Ciclo da vida 
Ø  Os seres vivos e suas relações com o ambiente
Ø  Onde moram os seres vivos 
Ø  Seres vivos e seres não vivos no ambiente 
Ø  Cadeia alimentar 
Ø  O mundo dos microrganismos
Ø  Características e diferenças dos seres vivos
Ø  Tipos de solo
Ø  Erosão e Vegetação 
Ø  Solo água e ar.

Ø  Textos informativos.
Ø  Entrevista
Ø  Cartazes
Ø  Pesquisas
Ø  Debates
Ø  Recursos áudio visuais (TV, projetor e laboratório de Informática)
Ø  Aula passeio
Ø  Livro didático
Ø  Mural  
Ø  Resgate cultural (jornais, revistas, documentário)  
Ø   Experiências
Ø  Planetário
Ø  Atividades escritas diversificadas


OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos, ·
Ø  Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo;
Ø  Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo;
Ø  Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
      As quatro estações
Os movimentos da terra
Higiene ­– Corporal, mental, física e ambiental.


2º semestre
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
Ø  Ocupação urbana e rural.
Ø  Meio Ambiente  
Ø Vegetais: diversidade, grupos órgãos, caule, raiz, folhas, bruto e semente flor.
Ø Relação homem x meio ambiente
Ø  Animais peçonhentos e parasitas. 
Ø  Estados físicos
Ø  Propriedades e transformações da matéria
Ø  A água na terra
Ø  Preservando a água no nosso planeta
Ø  Estados físicos da água
Ø   O ciclo da água
Ø  O ar e a atmosfera
Ø  O alimento e os seres vivos
Ø  Cadeia alimentar
Ø  As relações ecológicas
Ø  Nutrição do corpo humano
Ø  Para que servem os alimentos
Ø  Hábitos alimentares
Ø   A digestão dos alimentos
Ø  Atividades do corpo humano: respiração, circulação e excreção;  
Ø   A tecnologia e os alimentos
Ø  Conservação e industrialização dos alimentos
Ø  Corpo humano: ossos, músculos e movimentos 

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA – Aprender a fazer
Ø  Pesquisas,
Ø  Imagens,
Ø  Vídeos,
Ø  Leituras,
Ø  Atividades orais e escritas
Ø  Publicações no blog da turma: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com  
Ø  Relação entre os seres vivos e o ambiente,
Ø  Características da água, do ar e da atmosfera.
Ø  Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças;
Ø  Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Ø  Comunicação oral e escrita de suposições,
Ø  Dados e conclusões,
Ø  Respeitando diferentes opiniões;
Ø  Doenças de veiculação hídrica;
Ø  Meios de proliferação e transmissão de doenças


OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, e gasoso.
Ø  Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água.
Ø  Valorizar a água como um recurso indispensável à vida e a prática de atitudes contrárias à poluição.
Ø  Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
Ø  Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente.
Ø  Adquirir noções das relações dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio.
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Preservação do meio ambiente
Ø  Seres vivos e suas características
Ø  Alimentação
Ø  As plantas – suas partes e funções
Ø  Cadeia alimentar e a relação do homem com o meio ambiente e animais

PLANEJAMENTO ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º semestre
DISCIPLINA: Arte

CONTEÚDOS Aprender a conhecer
Ø Artes visuais
Ø Desenho-livres e de observação
Ø Cartazes
Ø Dobraduras
Ø Maquetes
Ø Painéis
Ø Dança,
Ø Piadas
Ø  
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICAAprender a fazer
Ø  Ilustração de textos.
Ø  Confecção de cartazes, produção com dobraduras, construção de maquetes, com sucatas e construção de painéis.
Ø  Locomoção, deslocamento e orientações (apresentação de músicas relacionadas a textos lidos, utilizando-se de expressão corporal)
Ø  Identificação de ritmos variados nas diferentes culturas
Ø  Treinamento de sequência de movimentos, com coreografia simples.
Ø  Roda de Conversa

OBJETIVOS – Aprender a ser e conviver
Ø  Valorizar as diferentes manifestações culturais;
Ø  Cooperar com os colegas respeitando suas diferenças físicas e culturais;
Ø  Interagir com os colegas;
Ø  Conhecer e respeitar as suas limitações e as de seus colegas.

PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Desenho livre, de observação e dobradura


2º semestre
DISCIPLINA: Arte

CONTEÚDOS Aprender a conhecer
Ø  Paródias
Ø  Trava línguas
Ø  Parlendas
Ø  Letras de músicas
Ø  Tipos de sons
Ø   Mosaico
Ø  Danças folclóricas e regionais
Ø  Dramatizações
Ø  Teatro
Ø  Fantoches
Ø  Expressão corporal
Ø  Ampliação de desenhos
Ø  Cores primárias e secundárias
Ø  Modelagem
Ø  Histórias em quadrinho
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA – Aprender a fazer
Ø  Treinamento de sequência de movimentos, com coreografia simples.
Ø  Interpretação de diferentes tipos de músicas de modo individual e/ou coletivo
Ø  Distinção dos sons ambientais, naturais e outros, de diferentes épocas e lugares.
Ø  Criar paródias (Festival / Gincana)
Ø  Criar mosaico com: malha quadriculada, tangram, formas geométricas, etc.
Ø  Levantamento das danças folclóricas regionais (pesquisa literária, entrevista, etc).
Ø  Trabalhar com os elementos da linguagem dramática: tema, personagens, construção do espaço cênico, confecção das fantasias, maquiagem, adereços,  etc...
Ø  Ação dramática (encenações envolvendo todos os alunos)
Ø  Encenação de histórias utilizando fantoches.
Ø  Produção de textos para encenação, organizando pequenas dramatizações.
Ø  Trabalhar com a malha quadriculada para ampliação de desenhos.
OBJETIVOS Aprender a ser e conviver
Ø  Valorizar a oralidade do aluno e a solidariedade através de encenações teatrais;
Ø  Trocar opiniões e valorizar o pensamento e a forma de agir dos colegas;
Ø  Valorizar as diversas formas culturais;
Ø  Desenvolver a sensibilidade, a percepção, a criatividade e a imaginação.
Ø  Trocar opiniões e valorizar o pensamento e a forma de agir dos colegas;

PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø  Letras de músicas
Ø  Tipos de sons
Ø  Paródias
Ø  Mosaico















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Grosso, Mato. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso."Orientações Curriculares para Educação Básica do Estado de Mato Grosso.” Cuiabá: SEDUC/MT (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!