ESTADO
DE MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL PROF. GERSON CARLOS DA SILVA
PLANEJAMENTO
ANUAL
TURMA: 1ª
FASE DO 2º CICLO (4º ANO)
PROFESSORA:
Coraci Machado Araújo
“Não
basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva
ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra
com esse trabalho.”
Paulo Freire
Bom
Jesus do Araguaia, 2015
PLANEJAMENTO
ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO
NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer),
Procedimentais (Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º
semestre
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
|
CONTEÚDOS – Aprender a
conhecer
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA – Aprender a fazer
|
|
LEITURA
Ø
Informativa
Ø
Poética
Ø
Instrucional
Ø
Narrativa
Ø
Literária
Ø
Correspondência
Ø
Descritiva
Ø Jornalísticos,
Ø Fábulas,
Ø Contos,
Ø Tirinhas.
PRODUÇÃO
ORAL
Ø
Reprodução oral de textos a partir de
histórias ouvidas ou vivenciadas.
Ø
Reprodução oral de histórias através de
desenhos.
Ø
Reprodução oral de histórias ou textos
literários e da cultura popular.
PRODUÇÃO
ESCRITA
Ø Textos narrativos
Ø Bilhetes
Ø Textos descritivos.
Ø Textos informativos e instrucionais
Ø Cartas
Ø Poéticos,
Ø Caça palavras e palavras cruzadas
Ø Letras de músicas
ANALISE
LINGUÍSTICA
Ø
Reestruturação de texto do aluno e de texto
impresso
Ø
Interpretação e compreensão de textos
Ø
Sequência lógica de ideias
Ø
Elementos de apresentação: título,
parágrafo, margem, espaço entre palavras
divisão de silabas (no texto),
pontuação e legibilidade
Ø
Ordem alfabética
Ø
Alfabeto maiúsculo e minúsculo
Ø
Tipos de frases
Ø
Acentuação das palavras
Ø
M (antes de P e B)
Ø
Uso do S e do Z
Ø
Palavras terminadas em oso, isar, izar
Ø
Substantivo comum e próprio
Ø
Flexão do substantivo em gênero e número.
Ø
Sinônimo - Dicionário
Ø
Palavras com s/c depois das consoantes N,
L, R
Ø
Substantivo/adjetivo
Ø
Palavras com til (~)
Ø
Palavras com SS e Ç
Ø
Substantivo coletivo
Ø
Grau dos substantivos
DATAS COMEMORATIVAS
Ø
Abril – Páscoa,
Ø
Maio: Dia das Mães
Ø
Junho – Cultura Festa Junina
|
Ø
Leitura fruição (por prazer) diária.
Ø
Projeto: Leitura e Escrita: “Autoria
Protagonismo”
Ø
Leitura: silenciosa, coletiva,
compartilhada, individual – por parágrafos ou estrofes.
Ø
Leitura de textos não verbais (imagens,
gestos, expressões corporais)
Ø
Relatos do cotidiano aluno/aluno/professor.
Ø
Contar histórias, reproduzir oral e escrita
histórias lidas e publicar no blog: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com
Ø
Reescrever histórias e definir título
apropriado para ela.
Ø
Produzir história em quadrinhos;
Ø
Descrição de objetos, personagens e
ambientes caracterizados de acordo com o que lhes representam.
Ø
Escrever bilhetes observando sua estrutura.
Ø
Linguagem formal/informal
Ø
Reestruturar textos coletivamente
observando: sequência de ideias, paragrafação e pontuação.
Ø
Trabalhar com cópias como auxílio às
produções escritas individuais.
Ø
Trabalhar exercícios ortográficos e
gramaticais observando aqueles apresentados nas produções dos
alunos
Ø
Contar histórias incluindo a cultura
popular
Ø
Dramatizações
Ø
Elaborar listas de compras
Ø
Biografia, autobiografia - “Registrando sua
história em um diário.”
Ø
Produzir convites.
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø
Provocar
o surgimento de alunos leitores, compartilhando diferentes práticas culturais
de leitura e escrita e interpretação
Ø Adequar o discurso às diferentes situações de
comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
Ø Ler diferentes textos, adequando a modalidade de
leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
Ø
Escrever
diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações
comunicativas, intenções e interlocutores.
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
|
||
Ø
Textos narrativos e descritivos
Ø
Elementos de apresentação: título,
parágrafo, margem, espaço entre palavras divisão de silabas (no texto), pontuação e
legibilidade
Ø
Leitura
Ø
Interpretação de textos
Ø
Dificuldades ortográficas.
|
2º
semestre
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
|
CONTEÚDOS Aprender a conhecer
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA Aprender a fazer
|
|
LEITURA:
Ø
Informativa
Ø
Poética
Ø
Instrucional
Ø
Narrativa
Ø Textos lúdicos e reflexivos: Contos
de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, cantigas, paródias, acrósticos, história
em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua,
adivinhas e parlendas;
Ø Leitura silenciosa, oral e
compartilhada.
Ø Ficha de leitura: oral e escrita.
Ø Histórias (criadas, reproduzidas,
fábulas, quadrinhos, partindo de gravuras e de softwares educacionais)
Ø Quadrinhas, Poesias (com rima e sem
rima), Receita, , Slogan, Livros, Descrições,
Ø Bula, Narração, Propaganda, Música,
Lista de compras;
Ø Transversal: Pluralidade cultural,
meio ambiente, saúde, educação sexual, ética, relações humanas
PRODUÇÃO
ORAL
Ø
Produção oral de histórias lidas.
Ø
Audição de histórias, músicas
Ø
Declamação de poesias
PRODUÇÃO
ESCRITA
Ø Textos narrativos,
descritivos, poéticos e informativos.
Ø Digitação de textos
(SO Linux/software writer)
Ø Carta, bilhete, convite, anúncio, pesquisa,
entrevista, diálogos, narração de filmes.
Ø Mapas conceituais, cartazes
ANALISE
LINGÜÍSTICA:
Ø Palavras terminadas em izar/isar
Ø Palavras com f/v, t/d, p/b, c/g
Ø S depois de N/L/R/SS
Ø Palavras terminadas em ez e eza
Ø Palavras com ge/gi/ je/ji
Ø Dificuldades ortográficas: L e U, G
e J, R e RR, X e CH, ES e EX
Ø Uso da vírgula, ponto final, ponto de
interrogação, ponto de exclamação.
Ø Interpretação oral, escrita e com
desenhos.
Ø Alfabeto, encontro vocálico, ditongo,
tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica,
substantivos, flexão dos substantivos
número, gênero e grau
Ø Acento agudo e circunflexo,
acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal,
dígrafos, hífen, uso do cedilha.
Ø Ortografia das palavras com letras: g
ou j, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, gue, gui, ce, ci, se, si, que, qui,
l/u, ã, ão, am/an, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
DATAS COMEMORATIVAS
Ø
Agosto: Dia dos pais, do Estudante,
Folclore, do Soldado
Ø
Setembro: Independência do Brasil, dia da
Árvore
Ø
Outubro: Dia da Criança, do Profess@r
Ø Novembro:
Dia da Proclamação da República, da Bandeira
|
Ø Roda de conversa,
Ø Declamação de poesias,
Ø Empregar letra maiúscula corretamente
Ø Identificar
características de diferentes gêneros textuais (Notícias, Propagandas,
Receita, Culinária, Charges, Música);
Ø Conhecer
noções de concordância verbal;
Ø Empregar
corretamente a ortografia, de acordo com o nível de conhecimento do 4º ano;
Ø Grafar
corretamente as palavras em diferentes situações
Ø Entrevistar, dramatizar histórias e relatar
acontecimentos respeitando a sequência temporal,
Ø Falar trava-línguas,
Ø Escrever frases a partir de gravuras
Ø Criar e escrever Acrósticos e Paródias
Ø Defender suas ideias com argumentação
Ø Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo
com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
Ø Inferir sentido a uma palavra no seu contexto
Ø Identificar afirmações explícitas e implícitas no
texto,
Ø Identificar a ideia central do texto
Ø Identificar e descrever personagens,
Ø Distinguir fala do narrador dos outros
personagens;
Ø Revisar textos coletivamente com
ajuda do professor e em parceria com os colegas.
Ø
Produzir
textos de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita, digitá-los
e publicá-los
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø
Relacionar
os fatos com sua vivência;
Ø Ler e gravar corretamente as palavras e frases,
usando a pontuação adequada;
Ø Produzir narrativas, aplicando os modos de
organização textual, mudando personagens e o final e mantendo a coerência das
ideias.
Ø
Ler,
compreender e escrever
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
|
||
Ø
Produção de textos: narrativas e história
em quadrinhos.
Ø
Leitura e interpretação oral e escrita.
Ø
Pontuação
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO
NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer)
e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º
semestre
|
DISCIPLINA: Matemática
|
|
CONTEÚDOS Aprender a conhecer
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA Aprender a fazer
|
|
Ø Atividades
de Classificação do SND
Ø Classes e
ordens, composição e decomposição, valor absoluto e relativo.
Ø
Números verificar a sequência de outras séries
Ø
Dobro e Triplo
Ø
Problemas com adição e subtração
Ø Adição com
3 parcelas.
Ø Tabelas
Ø Algarismos
romanos
Ø
Subtração com reserva até dezenas.
Ø
Cálculo Mental.
Ø
Leitura, escrita e representação de
números.
Ø
Sucessor e antecessor.
Ø Valor
posicional de um número natural nas ordens: unidades, dezenas e centenas;
Ø
Ordenação: numerais ordinais
Ø
Figuras planas (quadrado, círculo,
triângulo e retângulo)
Ø
Números Romanos - Noção
Ø
Classificação dos polígonos.
Ø
Medidas de tempo (leitura de horas no
relógio analógico e cálculos)
Ø
Classes
e ordens, composição e decomposição, leitura.
Ø
Subtração
com reserva até centenas.
Ø
Multiplicação
até 10.
Ø
Problemas
envolvendo as adição, subtração e
multiplicação
Ø
Leitura,
escrita e representação dos numerais;
Ø
Figuras
planas (quadrado, círculo, triângulo, retângulo e esfera).
Ø
Leitura
e produção de gráficos
Ø Medidas de tempo.
|
Ø História do SND.
Ø Uso de material dourado, ábaco, quadro lugar-valor.
Ø Cartazes
Ø Situações
problemas (as listas de compras, pesquisa no comercio, tabelas)
Ø Planificação
de embalagens.
Ø Atividades
de representação, leitura e escrita de números romanos e arábicos.
Ø Recortes, colagens e elaboração de tabelas e gráficos
Ø Tabuada lógica (grupos da mesma quantidade)
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Desenvolver raciocínio lógico;
Ø Ampliar os procedimentos de cálculos mentais,
escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento da adição e subtração
Ø Construir tabuada, reconhecendo e facilitando as
técnicas operatórias;
Ø Identificar a adição e subtração nos problemas
matemáticos;
Ø Ler e interpretar tabelas na resolução de
problemas matemáticos
Ø Conhecer a unidade monetária brasileira,
distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø
Problemas envolvendo adição e subtração
Ø
Medidas de tempo
Ø
Leitura e representação de números
Ø
Operações: adição e subtração
|
||
|
2º
semestre
|
DISCIPLINA: Matemática
|
|
CONTEÚDOS Aprender a conhecer
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA Aprender a fazer
|
|
Ø
Sistema
de Numeração
Ø
Decimal:
0 a 99
Ø
Centenas:
999
Ø
Milhares:
9 999
Ø
Problemas envolvendo as 4 operações.
Ø
Adição (parcelas com diferentes números de
ordens)
Ø
Subtração com reserva até unidade de
milhar.
Ø
Multiplicação por 2 números.
Ø
Divisão até 9.
Ø
Divisão e multiplicação por múltiplos de
10.
Ø
Sistema monetário.
Ø Medidas de
massa (quilo).
Ø Tratamento
de Informação
Ø
Cálculo Mental.
Ø Números
fracionários: representação, leitura e escrita.
Ø Termos da
fração (numerador e denominador)
Ø Adição e
subtração de frações homogêneas.
Ø Leitura,
escrita, composição e decomposição, ordens e classes de números.
Ø
Leitura, interpretação e construção de
gráficos e tabelas simples
Ø
Adição (parcelas com diferentes números de
ordens)
Ø
Multiplicação por 2 números.
Ø
Divisão por 2 algarismos.
Ø Medidas de
capacidade (litro)
Ø
Cálculo Mental.
Ø
Noções de retas e curvas (horizontal e
vertical, curvas abertas e fechadas).
Ø
Leitura, escrita, composição e decomposição
de ordens e classes de números.
Ø
Perímetro de figuras planas
Ø
Expressões numéricas simples
|
Ø Uso de material dourado, ábaco, quadro lugar-valor.
Ø Situações
problemas através de cálculos do cotidiano
Ø Decimal – de 0 a 99
Ø Depois do 999, quais números vêm?
Ø Depois do 9 999, quais números vêm?
Ø Atividades
escritas de leitura, escrita e representação
números fracionários e cardinais.
Ø Cartazes.
Ø Atividades
fracionárias.
Ø Uso da
balança. Pesquisa no comercio
Ø Construção
do tangran.
Ø Montagem
de figuras com o tangran.
Ø Exploração
das figuras que formam o tangran.
Ø Receitas
culinárias.
Ø Situações
problemas e cálculo mental com medidas de massa
Ø Construção
e interpretação de gráficos de barras.
Ø Planificação
de embalagens e calculo de perímetro.
Ø Problemas matemáticos com ilustração
Ø As medidas de comprimento massa e tempo no dia a dia
|
|
|
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Desenvolver raciocínio lógico;
Ø Ampliar os procedimentos de cálculos mentais,
escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento das 4 operações;
Ø Relacionar a multiplicação e a adição de parcelas
iguais, construir tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas
operatórias;
Ø Dominar as quatro operações;
Ø Resolver expressões numéricas seguindo a ordem
das operações;
Ø Representar frações de figuras ou de objetos
representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
Ø Conhecer a unidade monetária brasileira,
distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
Ø Ler, interpretar e criar gráficos de colunas
|
||
PRIORIDADES PARA AVALIAÇÃO
Ø Problemas envolvendo
as quatro operações
Ø Leitura,
escrita, composição e decomposição dos numerais
Ø Multiplicação
e divisão
Ø Expressões
numéricas simples
Ø Leitura de
gráficos
|
||
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO
NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer)
e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º
semestre
|
DISCIPLINA: Geografia
|
|
CONTEÚDOS
– Aprender a conhecer
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA Aprender a fazer
|
|
Ø O município
- Localização e espaço.
Ø Mapas:
fronteiras, legendas, pontos cardeais;
Ø Minha
casa, minha rua, meu bairro.
Ø As pessoas
do bairro e suas origens.
Ø Sistema solar;
Ø Leitura cartográfica.
Ø Município (localização):
Ø Situar o município no estado, na região, no país,
no continente e no mundo;
Ø Planta do município (bairro, ruas, pontos de
destaque e distritos);
Ø Limites do município;
Ø Espaço urbano.
Ø Município (aspectos físicos):
Ø Noção de relevo;
Ø Relevo do município;
Ø Clima do município;
Ø Vegetação do município;
Ø Conceito de hidrografia;
Ø Hidrografia do município;
Ø Inter-relação homem X natureza.
Ø município (aspectos econômicos):
Ø Conceito de agricultura;
Ø Agricultura do município;
Ø Conceito de pecuária;
Ø Pecuária do município;
Ø Matéria prima e industrialização;
Ø Indústria e comercio do município;
Ø Conceito de importação e exportação;
Ø Importação e exportação do município;
Ø Turismo no município e região.
Ø
|
Ø Pesquisa no bairro e na rua
Ø Trabalhar com o mapa do município
Ø Tipos de mapas
Ø Leitura e interpretação de mapas
Ø Leitura e interpretação de legenda
Ø Construção de mapas – do município e
do bairro, ilustrar os pontos cardeais
Ø Pesquisa
sobre a origem dos familiares, dos atuais moradores do bairro.
Ø Murais e cartazes
Ø Sínteses
dos conteúdos através de imagens e vídeos
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Estudar as relações entre sociedade e natureza,
Ø Oferecer subsídios para que o aluno compreenda o
espaço em que vive.
Ø Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos
ampliando sua participação espacial; usando o sol como ponto de referencia e
nomear os pontos cardeais;
Ø Perceber-se como ser integrante e transformador
do meio em que vive;
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø O
município e seus aspectos físicos e demográficos.
Ø Situação
geográfica: área, limite e população
Ø Clima
Ø Hidrografia
Ø Relevo
Ø
Os recursos naturais
|
||
|
2º
semestre
|
DISCIPLINA: Geografia
|
|
CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
Ø O município, o estado e o país
Ø O
município e seus aspectos físicos e demográficos
Ø Situação
geográfica: área, limite e população
Ø Clima
Ø Hidrografia
Ø Relevo
Ø A formação
do solo
Ø Os
recursos naturais
Ø Vegetação,
fauna e flora
Ø Meio
ambiente
Ø Pecuária
Ø Agricultura
Ø Cartografia:
Ø O
Município,
Ø O Estado
de Mato Grosso,
Ø A região
Centro-Oeste,
Ø O Brasil,
Ø O Mundo
Ø As capitais Brasileiras
Ø A UFs
Ø Noções da História e Geografia de MT
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA – Aprender fazer
Ø Murais e cartazes
Ø
Sínteses dos conteúdos através de imagens e
vídeos (TV, projetor e laboratório de Informática)
Ø Pesquisas
Ø Desenhos
Ø Textos
informativos
Ø Mapas
Ø Atividades de Leitura, oral e
escrita
|
|
OBJETIVOS - Aprender
a ser e conviver
|
||
Ø Ler e interpretar o mapa do Brasil,
Regiões, Estados, capitais e UFs
Ø Identificar a Região Centro-Oeste
como a região em que moramos
Ø Conhecer, fazer leituras e criar
legendas
Ø Ler gráficos de dados geográficos e
econômicos de Bom Jesus do Araguaia e Mato grosso
Ø Reconhecer a importância da ação do homem no
reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
Ø Manusear mapas, localizando continentes, país, estado
e cidades;
Ø Apreender noções de tempo, espaço e relações sociais;
Ø Compreender a cultura experiências acumuladas
pelo homem ao longo do tempo;
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø
Vegetação, fauna e flora
·
Cartografia:
Ø O
Município,
Ø O Estado
de Mato Grosso,
Ø A Região
Centro-Oeste,
Ø
O Brasil,
Ø
Capitais, Estados, UFs
|
||
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO
NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais
(Aprender a fazer) e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º
semestre
|
DISCIPLINA: História
|
|
CONTEÚDOS
– Aprender a conhecer
Ø Projeto Identidade: Quem sou Eu?
Ø A Família: árvore genealógica
Ø Resgatando Valores
Ø Herança Cultural
Ø Poderes executivo, legislativo e
judiciário
Ø O município, o estado e o país
Ø O Descobrimento do Brasil
Ø Os
primeiros habitantes: os Xavantes.
Ø A chegada dos portugueses no
Brasil.
Ø A corte no Rio de Janeiro
Ø Os Índios, negros e os Europeus
Ø Relações de Trabalho
Ø Meios de transporte e comércio
Ø As grandes Navegações
|
ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA – Aprender a fazer
Ø
Trabalhar com mapas
Ø
Textos informativos.
Ø
Entrevista
Ø
Cartazes
Ø
Pesquisas
Ø
Recursos áudio visuais (TV, projetor e
laboratório de Informática)
Ø
Aula passeio
Ø
Livro didático
Ø
Mural
Ø
Resgate cultural (jornais, revistas,
documentário)
|
|
Datas
Comemorativas
Ø Páscoa, Dia
do índio, Tiradentes, Descobrimento do Brasil, dia das Mães
|
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Compreender-se como integrante da História e da
cultura a partir de sua vida e de sua árvore genealógica
Ø Resgatar a cultura de seus antepassados
Ø Descobrir quem eram e como viviam os primeiros
habitantes do Brasil durante a pré-história.
Ø Desenvolver o conceito de vida sustentável a
partir da leitura e interpretação de texto.
Ø Perceber as diferenças culturais entre o modo de
vida indígena e o modo de vida europeu.
Ø Conhecer exemplos de documentos que registraram
os primeiros contatos entre indígenas e europeus.
Ø Desenvolver a noção de cidadania a partir do
reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
Ø Descobrir o contexto e as motivações das grandes
navegações portuguesas.
Ø Conhecer as fontes da história a partir da
leitura e da interpretação do relato de viajantes portugueses.
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø A Família: árvore genealógica
Ø Resgatando Valores
Ø Herança Cultural
Ø Poderes executivo, legislativo e
judiciário
Ø O município, o estado e o país
|
||
|
2º
semestre
|
DISCIPLINA: História
|
|
CONTEÚDOS Aprender a conhecer
Ø Os
direitos e deveres dos cidadãos.
Ø As festas
e o folclore
Ø Os
problemas sociais.
Ø Os
símbolos brasileiros e os do município.
Ø Os
primeiros habitantes do Brasil: Os índios, Os portugueses, Os africanos
Ø A
consciência negra e a cultura afro-brasileira
Ø A formação
das primeiras cidades.
Ø Introdução
à história de Mato Grosso.
Ø A
escravidão no Brasil
Ø Formas de
Governo: Monarquia e República
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA Aprender a fazer
Ø
Linha do Tempo
Ø
Mapas
Ø
Textos informativos.
Ø
Entrevista
Ø
Cartazes
Ø
Pesquisas
Ø
Debates
Ø
Recursos áudio visuais (TV, projetor e
laboratório de Informática)
Ø
Aula passeio
Ø
Livro didático
Ø
Mural
Ø
Resgate cultural (jornais, revistas,
documentário)
|
|
Datas
Comemorativas: Dia dos Pais, do Estudante, da Proclamação da República, Dia
da Bandeira, da Consciência Negra
|
|
|
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Entender o contexto e os conflitos decorrentes do
processo de ocupação do território brasileiro
Ø Perceber as diferenças étnicas e culturais em
nossa História
Ø Discutir as condições gerais de transporte e de
trabalho dos escravos no Brasil.
Ø Problematizar a transição do trabalho escravo
para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil.
Ø Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho
imigrante nas colônias e nas fazendas de café.
Ø Perceber e valorizar a diversidade étnica e
cultural do povo brasileiro.
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø As festas
e o folclore
Ø Os
problemas sociais do município.
Ø Os
símbolos brasileiros e os do município.
Ø A
escravidão no Brasil
|
||
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO
NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer)
e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º
semestre
|
DISCIPLINA: Ciências
|
|
CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA – Aprender a fazer
|
|
Ø Alimentação Equilibrada: as
vitaminas dos alimentos
Ø Higiene e Saúde:
Ø Vermes intestinais
Ø Saúde bucal
Ø
O Planeta Terra e a água
Ø
O
sistema solar
Ø
Estações do ano
Ø
Nossa alimentação
Ø
Uma alimentação equilibrada
Ø
Por que os alimentos estragam?
Ø Conservação dos alimentos
Ø As fases da vida
Ø Identidade: Árvore Genealógica
Ø Certidão de Nascimento
Ø O que é ter vida
Ø Ciclo da vida
Ø Os seres vivos e suas relações com o
ambiente
Ø Onde moram os seres vivos
Ø Seres vivos e seres não vivos no
ambiente
Ø Cadeia alimentar
Ø
O
mundo dos microrganismos
Ø
Características e diferenças dos seres
vivos
Ø
Tipos de solo
Ø
Erosão e Vegetação
Ø Solo água e ar.
|
|
|
Ø
Textos informativos.
Ø
Entrevista
Ø
Cartazes
Ø
Pesquisas
Ø
Debates
Ø
Recursos áudio visuais (TV, projetor e
laboratório de Informática)
Ø
Aula passeio
Ø
Livro didático
Ø
Mural
Ø
Resgate cultural (jornais, revistas, documentário)
Ø
Experiências
Ø
Planetário
Ø
Atividades escritas diversificadas
|
||
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Identificar e compreender as
relações entre solo, água e os seres vivos, ·
Ø Compreender o corpo humano como um
todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do
individuo;
Ø Considerar o alimento como fonte de
matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo;
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
As quatro estações
Os
movimentos da terra
Higiene –
Corporal, mental, física e ambiental.
|
||
|
2º
semestre
|
DISCIPLINA: Ciências
|
|
CONTEÚDOS – Aprender a conhecer
Ø
Ocupação urbana e rural.
Ø
Meio Ambiente
Ø Vegetais:
diversidade, grupos órgãos, caule, raiz, folhas, bruto e semente flor.
Ø Relação
homem x meio ambiente
Ø Animais
peçonhentos e parasitas.
Ø
Estados
físicos
Ø
Propriedades
e transformações da matéria
Ø
A
água na terra
Ø
Preservando
a água no nosso planeta
Ø
Estados
físicos da água
Ø
O ciclo da água
Ø
O
ar e a atmosfera
Ø
O
alimento e os seres vivos
Ø
Cadeia
alimentar
Ø
As
relações ecológicas
Ø
Nutrição
do corpo humano
Ø
Para
que servem os alimentos
Ø
Hábitos
alimentares
Ø
A digestão dos alimentos
Ø
Atividades
do corpo humano: respiração, circulação e excreção;
Ø
A tecnologia e os alimentos
Ø
Conservação
e industrialização dos alimentos
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA – Aprender a fazer
Ø Pesquisas,
Ø Imagens,
Ø Vídeos,
Ø Leituras,
Ø Atividades orais e escritas
Ø Relação entre os seres vivos e o
ambiente,
Ø Características da água, do ar e da
atmosfera.
Ø Compreender as questões alimentares
nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra
doenças;
Ø Estudar o corpo humano com seus
sistemas e funções.
Ø Comunicação oral e escrita de
suposições,
Ø Dados e conclusões,
Ø Respeitando diferentes opiniões;
Ø Doenças de veiculação hídrica;
|
|
|
||
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø Reconhecer a matéria e seus estados físicos:
sólido, e gasoso.
Ø Identificar as mudanças de estado físico da água
e relacioná-las à formação do ciclo da água.
Ø Valorizar a água como um recurso indispensável à
vida e a prática de atitudes contrárias à poluição.
Ø Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida
e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria
dos seres vivos.
Ø Valorizar todas as formas de vida, compreendendo
que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou
indiretamente.
Ø Adquirir noções das relações dentro das cadeias
alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio.
|
||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø Preservação
do meio ambiente
Ø Seres
vivos e suas características
Ø Alimentação
Ø As plantas
– suas partes e funções
Ø Cadeia
alimentar e a relação do homem com o meio ambiente e animais
|
||
|
PLANEJAMENTO
ANUAL 1ª FASE DO 2º CICLO – 4º ANO
ESTRUTURADO
NAS BASES: Conceituais (Aprender a conhecer), Procedimentais (Aprender a fazer)
e Atitudinais (Aprender a ser e conviver)
1º
semestre
|
DISCIPLINA: Arte
|
||
CONTEÚDOS Aprender a conhecer
Ø Artes visuais
Ø Desenho-livres
e de observação
Ø Cartazes
Ø Dobraduras
Ø Maquetes
Ø Painéis
Ø Dança,
Ø Piadas
Ø
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA
– Aprender a fazer
Ø Ilustração
de textos.
Ø Confecção
de cartazes, produção com dobraduras, construção de maquetes, com sucatas e
construção de painéis.
Ø Locomoção,
deslocamento e orientações (apresentação de músicas relacionadas a textos
lidos, utilizando-se de expressão corporal)
Ø Identificação
de ritmos variados nas diferentes culturas
Ø Treinamento
de sequência de movimentos, com coreografia simples.
Ø Roda de
Conversa
|
||
OBJETIVOS
– Aprender a ser e conviver
Ø
Valorizar
as diferentes manifestações culturais;
Ø
Cooperar
com os colegas respeitando suas diferenças físicas e culturais;
Ø
Interagir
com os colegas;
Ø
Conhecer
e respeitar as suas limitações e as de seus colegas.
|
|||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Desenho
livre, de observação e dobradura
|
|||
|
|||
2º
semestre
|
DISCIPLINA: Arte
|
||
CONTEÚDOS Aprender a conhecer
Ø
Paródias
Ø
Trava línguas
Ø
Parlendas
Ø
Letras de músicas
Ø
Tipos de sons
Ø
Mosaico
Ø
Danças folclóricas e regionais
Ø
Dramatizações
Ø
Teatro
Ø
Fantoches
Ø
Expressão corporal
Ø
Ampliação de desenhos
Ø
Cores primárias e secundárias
Ø
Modelagem
Ø
Histórias em quadrinho
|
ORIENTAÇÃO
METODOLÓGICA – Aprender a fazer
Ø Treinamento
de sequência de movimentos, com coreografia simples.
Ø Interpretação
de diferentes tipos de músicas de modo individual e/ou coletivo
Ø Distinção
dos sons ambientais, naturais e outros, de diferentes épocas e lugares.
Ø Criar
paródias (Festival / Gincana)
Ø Criar
mosaico com: malha quadriculada, tangram, formas geométricas, etc.
Ø Levantamento
das danças folclóricas regionais (pesquisa literária, entrevista, etc).
Ø Trabalhar
com os elementos da linguagem dramática: tema, personagens, construção do
espaço cênico, confecção das fantasias, maquiagem, adereços, etc...
Ø Ação
dramática (encenações envolvendo todos os alunos)
Ø Encenação
de histórias utilizando fantoches.
Ø Produção
de textos para encenação, organizando pequenas dramatizações.
Ø Trabalhar
com a malha quadriculada para ampliação de desenhos.
|
||
OBJETIVOS
Aprender a ser e conviver
Ø
Valorizar a oralidade do aluno e a
solidariedade através de encenações teatrais;
Ø
Trocar opiniões e valorizar o pensamento e a forma
de agir dos colegas;
Ø
Valorizar as diversas formas culturais;
Ø
Desenvolver a sensibilidade, a percepção, a criatividade
e a imaginação.
Ø
Trocar opiniões e valorizar o pensamento e a forma
de agir dos colegas;
|
|||
PRIORIDADES
PARA AVALIAÇÃO
Ø
Letras de músicas
Ø
Tipos de sons
Ø
Paródias
Ø
Mosaico
|
|||
|
|||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Grosso, Mato. Secretaria
de Estado de Educação de Mato Grosso."Orientações Curriculares para Educação
Básica do Estado de Mato Grosso.” Cuiabá: SEDUC/MT (2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!