S.M.B e Unidades de Medida
Disciplinas: Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Arte e
Geografia
Objetivo: Ensinar raciocínio lógico matemático com ênfase em
cálculos mental ou desenhos
Estratégias: Trabalhar com produtos de pequenos valores
como: produtos de feira de alimentos, panificadoras, papelarias, sorveterias,
etc .
Metodologias: tabelas, gráficos, pesquisas, entrevistas, desenhos,
produção de textos, cartazes, palavras cruzadas, caça-palavras, etc
Conteúdos: armazenamento dos alimentos, valor nutritivo,
alimentação equilibrada, qualificação quanto a origem(animal, vegetal e
mineral), matéria prima e produtos industrializados e naturais, problemas
matemáticos, cálculos com as 4 operações
analisando, somando, pechinchando...
Foto Oficial - pena que nesse dia faltaram a Rita e a Geovana e tantos outros que foram transferidos
Cheios de atitude
Na entrada da escola
No caminho do passeio - Centro da cidade
Animados com o passeio - fazendo "vaquinha" para o refri
Ex: Atividades de Matemática
Avaliação
de Matemática Raciocínio Lógico Matemático e S.M.B.
Aluno (a)
=_____________________________________
____ Ano Data____/____/_______
I – Leia
os problemas matemáticos, calcule e, caso você ache necessário, ilustre:
a) Pedro trabalha vendendo picolé. Hoje
Pedro saiu para vender. Observe a situação:
1. Pedro
pegou 25 picolés;
2. Pedro
vendeu 20 picolés;
3. Preço
da cada picolé R$ 2,00;
4. A
cada 5 picolés vendidos, Pedro ganha 1picolé.
II –
Perguntas:
1. Quantos
picolés ficaram sem vender?_______________________________________
2. Qual
foi o total em dinheiro, das vendas de Pedro?_____________________________
3. Quantos
picolés Pedro ganhou?____________________________________________
4. Pedro
vendeu todos os picolés que ele ganhou, qual foi o lucro (dinheiro) de Pedro?__
III – Continue calculando e ilustrando
b) Em
uma igreja tem 8 filas de cadeiras. Em cada fila tem 15 cadeiras. Quantas
cadeiras há na igreja?
R1=
c) Em
uma horta em 4 canteiros de alfaces. Em cada canteiro tem 25 pés de alfaces.
Quantos pés de alfaces há na horta?
R1=
d) Claudia
vendeu 20 pés de alfaces. O preço de cada pé de alface é R$ 2,00. Quantos reais Claudia ganhou com as vendas de
alfaces?
R1=
Medidas de Capacidade,
Cálculos e tabela
IV – Observe a tabela e responda com
cálculos e ilustração:
1 –
João é feirante. Veja os produtos e preços que ele tem em sua banca, neste
domingo:
Produto
|
Preço R$
|
Medida
|
Quiabo
|
5,00
|
pc
|
Alface
|
2,00
|
un
|
Couve
|
2,50
|
pc
|
Mandioca
|
4,00
|
kg
|
Cheiro
verde
|
1,50
|
kg
|
2 –
Observe os preços da tabela e responda os problemas matemáticos:
a) João
vendeu 3 pés de alfaces e 1 kg de mandioca. Quanto custou a compra? João pagou
a compra com uma cédula (nota) de R$ 20,00. Qual foi o troco de João?
R1=
R2=
b) Rosa
comprou 2 pacotes de quiabo, 1 kg de mandioca, 2 unidades de cheiro verde e
1unidade de alface. Quanto custou a compra de Rosa? Rosa pagou com uma cédula
de R$ 20,00. Qual valor recebeu de troco?
R1=
R2=
R1=
R2=
d) Se
uma unidade de cheiro verde custa R$ 1,50.
Quanto João ganhará se vender 6 unidades de cheiro verde?
R1=
V - Pinte o gráfico, faça a leitura e
responda:
Fonte:
A feira
a)
Quantas
laranjas há na feira?______________________________________________
b)
Qual os nomes das frutas que têm em
maior e em menor quantidade?______________________________e____________________________
c)
Quantos
abacaxis há na feira?____________________________________________
d)
Quantos maracujás
tem a mais do que abacaxis?______________________________
e)
Qual o
nome da fruta que tem a quantidade 20________________________________
f)
Qual o total de frutas na
feira?_____________________________________________
g)
Qual
o título do gráfico? E a fonte?_________________________________________
Aluno(a):____________________________________________________4º/5º
Ano
a)
Uma caminhonete saiu de uma horta com 15 caixas
de tomate. Em cada caixa tem 13 quilos de tomate. Quantos kg de tomate há na
caminhonete?
b)
Somos dois algarismos com parcelas iguais. A
nossa soma é 40. Que numeral somos?_____________
c)
Somos dois números. O nosso produto é 20. A nossa soma é igual a
9. Quem somos _____e_______
d)
Claudia comprou 5 bonecas por R$ 25,00 cada uma.
Quanto custou as 5 bonecas?
e)
A sala de aula do 6º ano esta trabalhando em
grupos. A professora organizou em duplas, trios e quartetos. Foram feitas 4
duplas, 3 trios e 2 quartetos. Quantos alunos há na sala de aula do 6º ano?
f)
Júlia comprou um pacote de bala com 52 balas.
Deu 25 balas para seu irmão. Com quantas balas Júlia ficou?
g)
Patrícia foi às compras. Ela comprou: 1 cx de
leite por R$ 3,50, 1 cartela de iogurte por R$ 4,50, 4 maçãs por R$ 4,00 e uma
caixa de bombom por 9,50. Quantos reais Patrícia gastou? Patrícia pagou a conta
com duas cédulas (notas) de 10 e uma cédula
(nota) de 5 reais. Quantos reais Patrícia recebeu de troco?
h)
Dona Ana comprou um par de tênis para seu filho
por 85,00. Dona Ana pagou com uma cédula (nota) de R$ 100,00. Qual o valor do
troco de dona Ana?
i)
Na horta de seu João tem 4 fileiras de pés de
tomates Em cada fileira tem 12 pés de tomates. Quantos pés de tomates têm na
horta de seu João?
j)
Fernando vende leite in natura. O litro de leite
custa R$ 1,50. Fernando levou 12 litros de leite, mas vendeu somente 6 litros
de leite. Qual o total das vendas de Fernando? Quantos litros ficaram sem
vender?
k)
Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 560,00. Deu
R$ 250,00 de entrada. Quanto Eduardo ficou devendo do valor da bicicleta?
l)
Em um evento da escola a diretora distribuiu as
cadeiras em 12 filas em cada fila tenha 9 cadeiras. Quantas cadeiras tinham no
evento?
m)
Em uma compra do supermercado Sandra gastou R$
246,00. Sandra pagou com 3 cédulas de R$ 100,00. Qual o valor do troco de
Sandra?
n)
Comprei uma calça jeans por R$ 100,00. Dei R$ 45,00
de entrada e fiquei devendo o restante. Quanto fiquei devendo?
o)
Antonio levou 35 pés de alfaces na feira. Cada
pé de alface custa R$ 2,00. Se Antonio vender todos os pés de alfaces, qual
será o valor de suas vendas?
p)
Antonio levou também batatas doces e cheiro
verde. O quilo de batata é R$ 3,00 e o pacote de cheiro verde é R$ 1,00.
Antonio vendeu 6 kg de batatas e 7 pacotes de cheiro verde. Quanto Antonio
ganhou com estas vendas?
q)
Leandro é fazendeiro. Ele tem 2 pastos com
vacas. Em um pasto tem 234 vacas e no outro tem 258 vacas. Quantas vacas há nos dois pastos?
r)
A panificadora fez 3 centenas de pães e meia
centena de roscas. Qual a produção da panificadora?
s)
Maria tem 2 dezenas de laranjas e meia dezena de
maçãs. Quantas frutas Maria tem?
t)
Pedro tem 2 dúzias de bolita. Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia.
Quantas bolitas Pedro tem agora?
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